Pretos Velhos - Tenda de Umbanda Luz e Caridade - Tulca
logo

Pretos Velhos

Publicado em 08/05/2012



A Linha dos Pretos Velhos na Umbanda é composta por espíritos cuja missão é propagar e auxiliar no cumprimento das Leis Divinas, de forma simples, clara e objetiva, facilitando o acesso a todos, sem distinção de raça, credo ou grau de instrução.

Os Pretos Velhos não são espíritos apenas de anciãos negros e escravos. São espíritos já adiantados em seu grau de evolução, cujas provas foram vivenciadas em outras existências. A sabedoria e a humildade são suas marcas, cujo simbolismo reflete na figura do velho negro escravo sua melhor expressão: o velho como símbolo de sabedoria e o escravo como símbolo de humildade. O ser humano precisa de símbolos para a compreensão e interação no mundo, tudo se expressa para o ser encarnado em forma de símbolo, a escrita é um símbolo da linguagem, por exemplo. É um referencial necessário a quem está em trânsito terreno e os espíritos sabem e agem conforme os parâmetros de onde atuam. Por isto, as Linhas e Falanges da Umbanda se apresentam com as características que melhor se adequam à sua essência espiritual e missão a ser cumprida.

Os Pretos Velhos são profundos conhecedores da magia e do dinamismo psíquico que interage com os elementos mágicos, assim, uma simples baforada com o seu cachimbo atua exatamente onde deve atuar para o objetivo que se quer atingir, como dizemos nós umbandistas: "tem fundamento!"

A presença dos nossos queridos Pretos Velhos nos Terreiros expressa sempre simplicidade, humildade e muito amor, um amor tão verdadeiro que o sensitivo é capaz de perceber a sua aproximação através de uma imensurável emoção, um sentimento de acolhimento sublime, de paz e alegria íntimas.

O trabalho dos Pretos Velhos é abrangente, por ser uma linha cuja bandeira é o próprio Amor e cuja bagagem espiritual lhes confere o título de sábios. Eles podem atuar em qualquer trabalho e em qualquer circunstância que haja necessidade. Recebem a influência do Orixá Omulu, cuja mutação de energias favorece o objetivo maior dos Pretos Velhos, que é a transformação moral das criaturas para a construção de um mundo melhor e mais justo.

Do livro Umbanda Luz e Caridade - Ednay Melo




Nenhum comentário:

Postar um comentário