Mediunidade na Umbanda - Tenda de Umbanda Luz e Caridade - Tulca
logo

Mediunidade na Umbanda

Publicado em 13/08/2012

Mediunidade na Umbanda

Mediunidade é uma oportunidade dada ao espírito para auxiliar na sua evolução. Genericamente, mediunidade é a capacidade de se comunicar com os espíritos.

O ser médium é ser consciente dos seus dons espirituais e direcioná-los em benefício do seu próximo, o ser médium é uma escolha feita pelo espírito antes do nascimento do corpo físico, nada lhe é imposto, desta forma, mediunidade não pode ser vista como uma punição ou um castigo. Quando bem desenvolvida atinge o seu principal objetivo, que é a prática da caridade. Caridade para quem a pratica equilibrando o seu ser integral: físico, mental e espiritual; caridade para quem a recebe, servindo de lenitivo e cultivando a esperança e a fé; e caridade para o espírito que a utiliza como ferramenta para se comunicar com o plano físico e fazer sua caridade, pois também são espíritos em evolução.

O médium de Umbanda foi preparado no astral para trabalhar na Umbanda. É fundamental que ele saiba o que é Umbanda, seus valores, princípios e fundamentos e, principalmente, estude a sua diversidade de pensamentos e de ritualísticas e escolha para seguir aquela vertente que mais se identifique. Procure um Centro de Umbanda sério, que zele pela ética e pelo respeito ao próximo, com base no amor e na fraternidade. Procure conhecer, estudar e participar do que o centro lhe oferece a fim de interagir com a comunidade umbandista, pratique reflexões diárias a fim de entender e auxiliar o seu eu interior, responda para si mesmo o "porquê quero ser médium umbandista", "o que espero da Umbanda" e "como posso seu útil ao meu próximo", para depois fazer sua escolha de forma consciente e responsável.

Estando o médium na corrente espiritual de Umbanda, ele é acolhido pelos Orixás e Guia Chefe da Casa para desenvolver a sua mediunidade, juntamente com seus Guias e Mentores pessoais. É importante que a prática do seu desenvolvimento seja em dia diferente dos dias de trabalhos de caridade do Centro. Procure dar um passo de cada vez, não se deve dar passividade mediúnica a toda energia sentida, lembre-se que o médium pode e deve ter o controle sobre sua incorporação, a mudança voluntária da tela mental no momento da irradiação do espírito, muda automaticamente a sintonia e não permite a incorporação. São fundamentais a economia de ectoplasma e o treino do autocontrole para a harmonia do médium na fase inicial. A educação mediúnica começa doutrinando os seus próprios impulsos, para depois ser um médium que auxilie, de fato, os espíritos que necessitem.

A dificuldade do reconhecimento da autenticidade do transe mediúnico, isto é, a dúvida se "o pensamento é meu ou do espírito", é uma constante entre os médiuns iniciantes e essa incerteza gera ansiedade e o policiamento de suas ações, levando, consequentemente, a um bloqueio nas incorporações. O ideal é que o médium não se cobre, relaxe o seu mental com imagens da natureza, de preferência do reino do seu Orixá ou daquele que no momento esteja sendo chamado na vibração do Terreiro, relaxar e não ter pressa em incorporar, tendo como meta vibrar positivamente em benefício de todos. E se não tiver a mediunidade de incorporação, com certeza tem outros dons igualmente importantes para compartilhar e ser instrumento útil para a espiritualidade.

O mecanismo da mediunidade se efetua através do magnetismo espiritual sobre o chakra coronário, ativando a glândula pineal para produzir a melatonina, hormônio que interage com os neurônios e produz um efeito de sedação, facilitando o controle do espírito sobre o chakra que pretende atuar, exemplo: se for a fala, atua sobre o chakra laríngeo.

A excitação do sistema nervoso antecede ao transe mediúnico, devido a atuação dos chakras no momento da sintonia espírito-médium. Quando os centros de força (chakras) entram em desarmonia, ou absorvem energias contrárias ao equilíbrio do médium, o espírito atuante no momento utiliza de movimentos corporais específicos para desbloquear o campo eletromagnético, daí o fundamento da dança, do giro e demais rituais próprios de cada falange espiritual.

A mediunidade é classificada em: consciente, pré-consciente e inconsciente. A faculdade consciente é a mais comum, encontrada em 70% dos casos. Nela, o espírito se comunica através da tela mental, cabe ao médium decodificar a mensagem e transmiti-la com o mínimo de alteração, pois, desde que a mensagem passa pelo arquivo mental do médium é natural que se molde aos elementos nele inerentes, isto é, a forma da mensagem irá depender das variantes de linguagem que o médium possui, da riqueza ou escassez do vocabulário e do conhecimento sobre o assunto, mas a essência da mensagem não pode ser alterada. A mediunidade pré-consciente é o meio termo entre a consciência e a inconsciência, durante o fenômeno mediúnico o médium é abordado por clarões de consciência e após o transe há uma mínima recordação do que aconteceu. Isto se dá porque há uma exteriorização parcial do perispírito. O espírito tem melhor atuação no órgão fonador, conseguindo falar com o seu próprio estilo de linguagem. A pré-consciência está em 28% dos casos. E finalmente, a mediunidade inconsciente representa apenas 2% dos casos, é uma mediunidade rara e de menor preferência dos espíritos, pois se o médium não participa ativamente do fenômeno não pode usufruir dos benefícios da mensagem, geralmente ele é o mais necessitado em ouvi-la. O mecanismo da inconsciência consiste em o perispírito se afastar, sendo ligado pelo cordão fluídico ao corpo físico, ficando este ao total controle do espírito comunicante.

Mediunidade é, enfim, um dom natural e congênito que serve de aprimoramento para o espírito. É inerente ao ser humano, não depende de religião, grau de instrução, nem de evolução moral, mas é a evolução moral que vai determinar o uso que se faz dela, bem como a consequência desse uso. Na Umbanda, o médium tem a oportunidade de vivenciar diversos tipos de energias, das mais sutis às mais densas e ser o medianeiro dos trabalhadores de Aruanda, que praticam a sua caridade com muita simplicidade e amor.

Do livro Umbanda Luz e Caridade - Ednay Melo




2 comentários:

  1. Bom dia a todos,
    Por meio deste quero parabelizá-los pelo excelente blog.Fiz algumas leituras,fiquei muito esclarecida,pois tinha muitas duvidas.
    Agora por meio deste gostaria de saber como posso conhecer este local,ou seja,qual dias e horarios acontecem as reuniões.
    Obrigada,muito obrigada.
    Fiquem todos na paz de Oxála.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Monika,

    Obrigada por nos prestigiar. As nossas reuniões acontecem aos sábados às 16:00 horas, você poderá acompanhar os horários das nossas atividades através da nossa agenda (em breve será atualizada) cujo link se encontra na parte superior da página do Blog. Axé!

    ResponderExcluir