Orixás - Tipos Psicológicos


Orixás - Tipos Psicológicos


IANSÃ


Atributo: Movimento e mudança. 

Corresponde a necessidade de mudança, de deslocamento, transformações materiais, avanços tecnológicos e intelectivos. 
A luta contra as injustiças. A mente é inconstante e rápida de raciocínio.

Os tipos psicológicos das filhas de IANSÃ podem ser irriquietos, por terem muita agilidade mental que ocasiona um mundo de idéias e deixa os pensamentos rápidos demais, iguais a raios. O psiquismo de IANSÃ é propenso à educação, à oralidade, à orientação. Não se prendem a tarefas rotineiras, repetitivas. Precisam colocar em prática a sua garra e impetuosidade diante do novo, como as nuvens nos céus que mudam constantemente o formato se moldando aos ventos.

Aspectos Positivos: Coragem; lealdade e franqueza, fluidez de raciocínio; propicia a higienização mental; mudança de pensamento (jogo de cintura), a facilidade de falar. Talento artístico; charme e sensualidade.

Aspectos Negativos: ciúme doentio; rancor; impulsividade - agir sem pensar; a franqueza que machuca; a impaciência e a irritação. 


***

OMULU 

Orixá da transformação e agente cármico a que todos os seres vivos estão subordinados. Omulu rege a "reconstrução de corpos" para os espíritos ocuparem ao renascer. Assim todos nós temos o corpo de acordo com a nossa necessidade de reajustamento evolutivo. Todas as doenças físicas que somos receptivos são necessárias ao fortalecimento de nossos espíritos. Omulu não causa doença, ele a leva embora, “devolve” para a Terra.
Corresponde a nossa necessidade de compreensão de carma, de regeneração, de evolução, transformações e transmutações existenciais.
Representa o desconhecido e a morte, a terra para onde voltam todos os corpos e que não guarda apenas os componentes vitais para a vida, mas também o segredo do ciclo de nascimento e desencarne.
É o Orixá da Misericórdia. Está presente nos leitos dos hospitais, ambulatórios, em todas as enfermidades e a sua invocação, nessas horas, pode significar a cura, o alívio e a recuperação da saúde. ( dentro da Lei Divina - merecimento).
Ele transforma tudo e descarrega para a terra.

Os tipos psicológicos dos filhos de OMULU podem ser fechados, amuados, sem jeito no trato social e apagado na conquista amorosa. São de grande resistência e capazes de enormes esforços. Tendem ao pessimismo, com idéias auto-destrutivas que os prejudicam no dia a dia. São um tanto solitários e melancólicos, podendo ser amargos com as pessoas. Por outro lado, para ajudar alguém doente, são determinados, resistentes e obstinados para auxiliar. Podem reprimir suas ambições pessoais, adotando uma vida de humildade, de pobreza voluntária e até de certa flagelação psíquica. São lentos, todavia de grande perseverança, sendo firmes como uma pedra quando querem algo. Assim perdem a espontaneidade e a flexibilidade para se adaptarem aos imprevistos do caminho, se tornando rígidos e resistentes às mudanças. Quando ofendidos, podem se tornar cruéis e impiedosos. São "protegidos" contra qualquer tipo de magia. A mediunidade é aguçada desde muito jovem.

Aspectos Positivos: Os filhos de Omulu chegam a ser “esquisitos” com seu temperamento controlado. Se dão bem nos estudos e pesquisas; medicina. São capazes de se anularem para proporcionar bem-estar a terceiros, fazendo disso sua maior motivação na vida. São dedicados aos outros, exímios curadores, altruístas, sensibilidade mediúnica apurada, ajudam a entender as dores, fiéis e zelosos pela amizade.

Aspectos Negativos: Ele está presente em nosso dia-a-dia, quando sentimos dores, agonia, aflição ansiedade, coceiras e comichões.
Esquisitice, vaidade exagerada, maldade, morbidez, indolência. São ciumentos e remoem sozinhos as suas mágoas. Mau-humor. São solitários, fixam-se nos sofrimentos, colocam-se como vítimas. fascinação, magoam pois só vêm os defeitos, orgulhosos, desconfiados e rígidos, depressivos e melancólico.


***

OXUM


– Atributo: Amor. Equilíbrio emocional.

Senhora das águas Doces. Corresponde a nossa necessidade de equilíbrio emocional; concórdia; amor; complacência; e reprodutiva. Fertilidade. É o amor doação.

Os tipos psicológicos de OXUM são serenos, emotivos e calmos. Podem chorar facilmente. São altamente intuitivos, atentos observadores dos sentimentos e os usam para alcançar seus objetivos. Em geral são envolventes e amigos. Apesar destas características de comportamento, por vezes são desconfiados, indecisos e vingativos, sendo astutos para “jogar” com o emocional das pessoas. Preocupam-se com a higiene pessoal, gostam de estar sempre perfumados e bem vestidos. Possuem uma força de penetração fora do comum na natureza humana – são psicólogos natos. Pela alta sensibilidade humana e apurado sentimento de amor, são exímios na magia e excelentes médiuns e dirigentes.

Aspectos Positivos: Graciosidade, bondade, julgamento sensato; as boas maneiras; são gentis.

Aspectos Negativos: Insatisfação; articulação da vingança; o segredinho – a fofoca. Agarram-se às lembranças e recordações do passado. Podem ser vingativos por não esquecerem uma traição ou ofensa.


***

OXOSSI

- Atributo: conselho.

Corresponde a nossa necessidade de saúde, nutrição, energia vital, equilíbrio fisiológico.
É um trabalho constante de surgimento, expansão, crescimento e renovação. “Caçador de Almas”.
A fartura – a riqueza! “Liberdade de expressão” é o seu ponto mais marcante!

Os seus tipos psicológicos são graciosos, inteligentes, com uma curiosidade e senso de observação de grande penetração – simbolicamente é o caçador solitário que entra na mata. Apresentam-se de comportamento metódico e propenso a magia cerimonial. Gostam de ficar sós e são discretos, fiéis e aparentemente reservados e tímidos. Apresentam uma propensão natural a desbravarem o desconhecido e são pioneiros para novos projetos e métodos de trabalho. São sensíveis, com qualidades artísticas. De estrutura psíquica emotiva, com certa freqüência precisam se isolar para refazerem suas as energias.

Aspectos Positivos: rapidez de raciocínio. São de idéias mutáveis. Oralidade; a comunicação. Extrovertidos, generosos, hospitaleiros e amigos. Ligados a todos os tipos de arte. Vivem com dinamismo e otimismo. Facilidade para ganhar dinheiro. Amável com seus amigos, é sincero no seu desejo de ajudar os outros.

Aspectos negativos: Um pouco de preguiça – a vontade de nada fazer... Às vezes, é vacilante naquilo que quer, vive de ilusões. A falta de alimento, o desperdício, o plantio escasso e a arte mal-acabada. Gasta todo o dinheiro que ganha. Podem se tornar agressivos. Dificuldade de se comunicar.


***

XANGÔ


– Atributo - Sabedoria e prudência...

Entendimento do encadeamento de nossas ações e reações, que estabelecem uma relação de causa e conseqüência no sentido de ascensão espiritual: equilíbrio cármico.

Os tipos psicológicos dos filhos de XANGÔ podem ser voluntariosos, rígidos em suas opiniões e se contrariados em seu pontos de vistas, são enfáticos e até duros na defesa de suas opiniões, principalmente se estiverem com a razão. Todavia, com a maturidade, se tornam muito sábios, mansos e de grande compostura moral, como o velho pastor da montanha, tendo a firmeza da rocha e a mansuetude da ovelha.

Aspectos Positivos: justiça; discernimento; palavras adequadas no momento certo, eqüidade; nobreza de caráter; atitude digna; a organização e o trabalho; o progresso cultural e social; altivez; inteligência.
Habilidade na oratória e no domínio das multidões. Gostam do conforto.

Aspectos Negativos: Onipotência; rigidez de opiniões; vitimização; palavras metálicas: ferem; “só eu tenho razão”... Prolixo. Vaidade exacerbada; conservadorismo extremo.


***

OGUM

– Atributo: Vontade e vitória - “Caminhos abertos”.
Energia propulsora da conquista. É o impulso da ação, do poder da vontade. ( o poder da fé).
É a força (luta) inicial para que haja a transformação. É o ponto de partida, aquele que está à frente.
É a vida em sua plenitude! É o poder do sangue que corre nas veias, a manutenção da vida!

Os tipos psicológicos dos filhos de OGUM podem ser irascíveis, excessivamente diretos em suas opiniões, francos em demasia e até impulsivos. São tenazes e agem com muita vontade e energia para alcançarem seus objetivos e não descansam enquanto não atingem a vitória, onde muitos já teriam desistido da luta e perdido as esperanças. Por serem demasiados francos, as vezes são arrogantes e auto suficientes, melindrando pessoas de estima baixa com certa facilidade. No entanto, pela franqueza e transparência em suas intenções, acabam angariando muitos amigos e admiradores, o que pode deixa-los um tanto vaidosos. Raramente são odiados.

Aspectos Positivos: Transmitem sinceridade e franqueza. Coragem, decisão, elegância. Liderança! Sabem também ser dóceis e amáveis; generosos.

Aspectos Negativos: Vontade fraca; apatia. Dificuldade de dizer “não”. São autoritários, ciumentos, covardes e teimosos. Egoísmo. Dificuldade de perdoar.

Florais (Bach) – Centaury, Vine, Cherry plum, Rock Water, Impatiens, holly.
Saint Germain – Curculigum, cocos, goiaba, piper, patiens, Leucantha.
Saúde: Doenças relacionadas ao sistema nervoso, o que torna sensível o seu aparelho digestivo.
As articulações: braços, pulsos e mãos.
Pontos fracos: cabeça e estômago.

Mineral: Rubi e água- marinha
Metal – ferro
Signo regente: Áries / Planeta – marte
Ervas: Espada de Ogum
Flor: cravo vermelho
Chackra: plexo solar


***

IEMANJÁ

- Atributo: Respeito/Amor.

Desperta a grande Mãe em cada um. Percepção que somos co-criadores com o Pai. Podemos gerar “vida” e leva-nos ao amor maternal; com desapego, fazendo com que seus filhos sejam cidadãos do mundo.

Os tipos psicológicos dos filhos de YEMANJÁ podem ser imponentes, bonitos, majestosos, dignos, calmos, sensuais e fascinantes - o canto da sereia -. As filhas de YEMANJÁ são boas educadoras, organizadas no lar e dadas no relacionamento social familiar. Porém, tendem a ser vingativas, a ter dificuldade de perdoar as ofensas e geralmente são ciumentas e possessivas com as pessoas que amam.

Aspectos Positivos: Prosperidade e abundância em todos os sentidos; acolhimento; zelo (preocupação com o bem-estar dos que ama); é o sentido de união, humanitarismo; criatividade; procriação no sentido de progresso – evolução.

Aspectos Negativos: Avareza; rejeição; medo; apego; posse excessiva; paralisa o progresso; mesquinhez; insensibilidade. 

Livro "Umbanda Pé no Chão - Norberto Peixoto





Comentários