Pular para o conteúdo principal

Destaques

Fundamento das Oferendas na Umbanda - Por Ednay Melo


oferendas-na-umbanda


Oferendas

A oferta de comidas, bebidas, fumos, flores, frutos, etc, é ritual sagrado e tradicional nas religiões de matriz africana. É preciso diferenciar o que é prática ritual da Umbanda e das demais religiões.

Antes de adentrarmos ao tema, enfatizamos que a Umbanda não suja a natureza, não promove despachos nas encruzilhadas nem em vias públicas e não faz sacrifício ritualístico de animais. Estes tipos de práticas são alvos de ataques da sociedade, declarados e velados, que denigrem o nome de todas as religiões de matriz africana e são comumente associadas ao mal. Mais adiante abordaremos o tema “Sacrifício Ritualístico de Animais”, onde iremos justificar o porquê deste ritual não ser prática umbandista, não se trata de preconceito, trata-se de fundamentos distintos entre religiões.

Oferenda na Umbanda é feita em um reino da natureza, campo vibratório original dos Orixás, ou no próprio Terreiro, campo representativo dos reinos naturais dos Orixás. É importante a consciência ambiental de deixar tudo limpo quando finalizar o ritual, pois é somente durante o ritual que os elementos da oferenda são trabalhados, energizados e fluidificados para o nosso benefício (...)

Trecho retirado do Livro Umbanda Luz e Caridade - Cap. 5 - Ednay Melo


Texto atualizado em 12/06/17




Comentários