Fé - Tenda de Umbanda Luz e Caridade - Tulca
logo

Publicado em 17/01/2016

Fé - Por Ednay Melo


Ter fé é assumir-se filho de Deus e atribuir a si a competência que Ele nos confiou, é também atribuir a Deus toda a Justiça e Bondade inerente à sua essência Divina. (Ednay Melo)

É comum ouvirmos sempre a nossa volta a palavra "fé":
"-Tenha fé porque tudo passa!" "
"-Tenha fé porque Deus está no controle!"
"-Tenha fé, você conseguirá!" etc, etc...

Em todas as religiões é comum o ensinamento sobre a fé:
"E Jesus lhes disse: Por causa de vossa pouca fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível.Mateus 17:20"

Técnicas de auto ajuda, bem como psicoterapias, têm como foco principal:
-"Tenha fé em você mesmo!"

Mas afinal, o que significa esta palavra tão pequena e que parece detentora de tanto poder? Vamos ao dicionário:

"Fé é a coragem de acreditar (sem qualquer desconfiança), em algo que nos foi prometido e ainda não vemos, mas que esperamos, baseados na Fidelidade da Palavra que nos foi dada."

"A definição bíblica é: Hebreus 11.1 Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem. É muito comum dividir a Fé em natural e sobrenatural. No popular a fé é redefinida de acordo com cada religião."

"É a esperança certa. a convicção embasada no sentir além da razão, mas ao alcance de nossa percepção mais íntima. No fundo, sabemos, temos em nós a certeza sutilmente depositada no advir convicto."


Pelas definições acima, podemos observar que "fé" denota algo vago e impreciso. Por que, então, tem tando poder de persuasão nas pessoas? Opa! Falamos "nas pessoas", mas em verdade seu poder é sentido em algumas pessoas ou, porque não dizer, em bem poucas pessoas. Por quê???

Porque a "fé" não se aprende, não se dispõe em um contexto racional pleno, simplesmente porque é um atributo Divino! Só é sentida e absorvida pela emoção, pelo coração, como tudo que vem de Deus.

O homem como criatura de Deus é munido com todas as virtudes, inclusive a capacidade de ter fé. Deixar a fé expandir seu real fundamento é preciso mais do que acreditar, é preciso ser e estar na posição que Deus nos confiou como seus filhos, cultivando todas as virtudes e se esforçando para compreender os próprios erros e falhas, a fim de que possa extinguir os próprios defeitos paulatinamente.

Ter fé é assumir-se filho de Deus e atribuir a si a competência que Ele nos confiou, é também atribuir a Deus toda a Justiça e Bondade inerente à sua essência Divina.

Na nossa Umbanda os Guias nos alertam sempre: "-Tenham fé!" Porque eles sabem que para nos ajudarem é preciso nos ajudarmos primeiro. Então deixemos de acomodações esperando as mudanças de fora para dentro, ela não virá, porque o homem é o agente da sua própria vida. Os trabalhadores espirituais nos auxiliam indicando as ferramentas que possamos precisar para a reconstrução que necessitamos, nunca irão fazer por nós, porque assim estariam reduzindo ou anulando a criatura divina e capaz que Deus concedeu.

Se a fé em si próprio ou em qualquer investimento não for suficiente, dificilmente sairemos do lugar. Saibamos, então, empregar esta palavra com utilidade real e não como algo vago e quase impossível. Você é de Deus! Você pode!

Ednay Melo (Texto ditado espiritualmente)





Um comentário: