Pular para o conteúdo principal

Orixás - Tipos Psicológicos


Orixás - Tipos Psicológicos


IANSÃ


Atributo: Movimento e mudança. 

Corresponde a necessidade de mudança, de deslocamento, transformações materiais, avanços tecnológicos e intelectivos. 
A luta contra as injustiças. A mente é inconstante e rápida de raciocínio.

Os tipos psicológicos das filhas de IANSÃ podem ser irriquietos, por terem muita agilidade mental que ocasiona um mundo de idéias e deixa os pensamentos rápidos demais, iguais a raios. O psiquismo de IANSÃ é propenso à educação, à oralidade, à orientação. Não se prendem a tarefas rotineiras, repetitivas. Precisam colocar em prática a sua garra e impetuosidade diante do novo, como as nuvens nos céus que mudam constantemente o formato se moldando aos ventos.

Aspectos Positivos: Coragem; lealdade e franqueza, fluidez de raciocínio; propicia a higienização mental; mudança de pensamento (jogo de cintura), a facilidade de falar. Talento artístico; charme e sensualidade.

Aspectos Negativos: ciúme doentio; rancor; impulsividade - agir sem pensar; a franqueza que machuca; a impaciência e a irritação. 


***

OMULU 

Orixá da transformação e agente cármico a que todos os seres vivos estão subordinados. Omulu rege a "reconstrução de corpos" para os espíritos ocuparem ao renascer. Assim todos nós temos o corpo de acordo com a nossa necessidade de reajustamento evolutivo. Todas as doenças físicas que somos receptivos são necessárias ao fortalecimento de nossos espíritos. Omulu não causa doença, ele a leva embora, “devolve” para a Terra.
Corresponde a nossa necessidade de compreensão de carma, de regeneração, de evolução, transformações e transmutações existenciais.
Representa o desconhecido e a morte, a terra para onde voltam todos os corpos e que não guarda apenas os componentes vitais para a vida, mas também o segredo do ciclo de nascimento e desencarne.
É o Orixá da Misericórdia. Está presente nos leitos dos hospitais, ambulatórios, em todas as enfermidades e a sua invocação, nessas horas, pode significar a cura, o alívio e a recuperação da saúde. ( dentro da Lei Divina - merecimento).
Ele transforma tudo e descarrega para a terra.

Os tipos psicológicos dos filhos de OMULU podem ser fechados, amuados, sem jeito no trato social e apagado na conquista amorosa. São de grande resistência e capazes de enormes esforços. Tendem ao pessimismo, com idéias auto-destrutivas que os prejudicam no dia a dia. São um tanto solitários e melancólicos, podendo ser amargos com as pessoas. Por outro lado, para ajudar alguém doente, são determinados, resistentes e obstinados para auxiliar. Podem reprimir suas ambições pessoais, adotando uma vida de humildade, de pobreza voluntária e até de certa flagelação psíquica. São lentos, todavia de grande perseverança, sendo firmes como uma pedra quando querem algo. Assim perdem a espontaneidade e a flexibilidade para se adaptarem aos imprevistos do caminho, se tornando rígidos e resistentes às mudanças. Quando ofendidos, podem se tornar cruéis e impiedosos. São "protegidos" contra qualquer tipo de magia. A mediunidade é aguçada desde muito jovem.

Aspectos Positivos: Os filhos de Omulu chegam a ser “esquisitos” com seu temperamento controlado. Se dão bem nos estudos e pesquisas; medicina. São capazes de se anularem para proporcionar bem-estar a terceiros, fazendo disso sua maior motivação na vida. São dedicados aos outros, exímios curadores, altruístas, sensibilidade mediúnica apurada, ajudam a entender as dores, fiéis e zelosos pela amizade.

Aspectos Negativos: Ele está presente em nosso dia-a-dia, quando sentimos dores, agonia, aflição ansiedade, coceiras e comichões.
Esquisitice, vaidade exagerada, maldade, morbidez, indolência. São ciumentos e remoem sozinhos as suas mágoas. Mau-humor. São solitários, fixam-se nos sofrimentos, colocam-se como vítimas. fascinação, magoam pois só vêm os defeitos, orgulhosos, desconfiados e rígidos, depressivos e melancólico.


***

OXUM


– Atributo: Amor. Equilíbrio emocional.

Senhora das águas Doces. Corresponde a nossa necessidade de equilíbrio emocional; concórdia; amor; complacência; e reprodutiva. Fertilidade. É o amor doação.

Os tipos psicológicos de OXUM são serenos, emotivos e calmos. Podem chorar facilmente. São altamente intuitivos, atentos observadores dos sentimentos e os usam para alcançar seus objetivos. Em geral são envolventes e amigos. Apesar destas características de comportamento, por vezes são desconfiados, indecisos e vingativos, sendo astutos para “jogar” com o emocional das pessoas. Preocupam-se com a higiene pessoal, gostam de estar sempre perfumados e bem vestidos. Possuem uma força de penetração fora do comum na natureza humana – são psicólogos natos. Pela alta sensibilidade humana e apurado sentimento de amor, são exímios na magia e excelentes médiuns e dirigentes.

Aspectos Positivos: Graciosidade, bondade, julgamento sensato; as boas maneiras; são gentis.

Aspectos Negativos: Insatisfação; articulação da vingança; o segredinho – a fofoca. Agarram-se às lembranças e recordações do passado. Podem ser vingativos por não esquecerem uma traição ou ofensa.


***

OXOSSI

- Atributo: conselho.

Corresponde a nossa necessidade de saúde, nutrição, energia vital, equilíbrio fisiológico.
É um trabalho constante de surgimento, expansão, crescimento e renovação. “Caçador de Almas”.
A fartura – a riqueza! “Liberdade de expressão” é o seu ponto mais marcante!

Os seus tipos psicológicos são graciosos, inteligentes, com uma curiosidade e senso de observação de grande penetração – simbolicamente é o caçador solitário que entra na mata. Apresentam-se de comportamento metódico e propenso a magia cerimonial. Gostam de ficar sós e são discretos, fiéis e aparentemente reservados e tímidos. Apresentam uma propensão natural a desbravarem o desconhecido e são pioneiros para novos projetos e métodos de trabalho. São sensíveis, com qualidades artísticas. De estrutura psíquica emotiva, com certa freqüência precisam se isolar para refazerem suas as energias.

Aspectos Positivos: rapidez de raciocínio. São de idéias mutáveis. Oralidade; a comunicação. Extrovertidos, generosos, hospitaleiros e amigos. Ligados a todos os tipos de arte. Vivem com dinamismo e otimismo. Facilidade para ganhar dinheiro. Amável com seus amigos, é sincero no seu desejo de ajudar os outros.

Aspectos negativos: Um pouco de preguiça – a vontade de nada fazer... Às vezes, é vacilante naquilo que quer, vive de ilusões. A falta de alimento, o desperdício, o plantio escasso e a arte mal-acabada. Gasta todo o dinheiro que ganha. Podem se tornar agressivos. Dificuldade de se comunicar.


***

XANGÔ


– Atributo - Sabedoria e prudência...

Entendimento do encadeamento de nossas ações e reações, que estabelecem uma relação de causa e conseqüência no sentido de ascensão espiritual: equilíbrio cármico.

Os tipos psicológicos dos filhos de XANGÔ podem ser voluntariosos, rígidos em suas opiniões e se contrariados em seu pontos de vistas, são enfáticos e até duros na defesa de suas opiniões, principalmente se estiverem com a razão. Todavia, com a maturidade, se tornam muito sábios, mansos e de grande compostura moral, como o velho pastor da montanha, tendo a firmeza da rocha e a mansuetude da ovelha.

Aspectos Positivos: justiça; discernimento; palavras adequadas no momento certo, eqüidade; nobreza de caráter; atitude digna; a organização e o trabalho; o progresso cultural e social; altivez; inteligência.
Habilidade na oratória e no domínio das multidões. Gostam do conforto.

Aspectos Negativos: Onipotência; rigidez de opiniões; vitimização; palavras metálicas: ferem; “só eu tenho razão”... Prolixo. Vaidade exacerbada; conservadorismo extremo.


***

OGUM

– Atributo: Vontade e vitória - “Caminhos abertos”.
Energia propulsora da conquista. É o impulso da ação, do poder da vontade. ( o poder da fé).
É a força (luta) inicial para que haja a transformação. É o ponto de partida, aquele que está à frente.
É a vida em sua plenitude! É o poder do sangue que corre nas veias, a manutenção da vida!

Os tipos psicológicos dos filhos de OGUM podem ser irascíveis, excessivamente diretos em suas opiniões, francos em demasia e até impulsivos. São tenazes e agem com muita vontade e energia para alcançarem seus objetivos e não descansam enquanto não atingem a vitória, onde muitos já teriam desistido da luta e perdido as esperanças. Por serem demasiados francos, as vezes são arrogantes e auto suficientes, melindrando pessoas de estima baixa com certa facilidade. No entanto, pela franqueza e transparência em suas intenções, acabam angariando muitos amigos e admiradores, o que pode deixa-los um tanto vaidosos. Raramente são odiados.

Aspectos Positivos: Transmitem sinceridade e franqueza. Coragem, decisão, elegância. Liderança! Sabem também ser dóceis e amáveis; generosos.

Aspectos Negativos: Vontade fraca; apatia. Dificuldade de dizer “não”. São autoritários, ciumentos, covardes e teimosos. Egoísmo. Dificuldade de perdoar.

Florais (Bach) – Centaury, Vine, Cherry plum, Rock Water, Impatiens, holly.
Saint Germain – Curculigum, cocos, goiaba, piper, patiens, Leucantha.
Saúde: Doenças relacionadas ao sistema nervoso, o que torna sensível o seu aparelho digestivo.
As articulações: braços, pulsos e mãos.
Pontos fracos: cabeça e estômago.

Mineral: Rubi e água- marinha
Metal – ferro
Signo regente: Áries / Planeta – marte
Ervas: Espada de Ogum
Flor: cravo vermelho
Chackra: plexo solar


***

IEMANJÁ

- Atributo: Respeito/Amor.

Desperta a grande Mãe em cada um. Percepção que somos co-criadores com o Pai. Podemos gerar “vida” e leva-nos ao amor maternal; com desapego, fazendo com que seus filhos sejam cidadãos do mundo.

Os tipos psicológicos dos filhos de YEMANJÁ podem ser imponentes, bonitos, majestosos, dignos, calmos, sensuais e fascinantes - o canto da sereia -. As filhas de YEMANJÁ são boas educadoras, organizadas no lar e dadas no relacionamento social familiar. Porém, tendem a ser vingativas, a ter dificuldade de perdoar as ofensas e geralmente são ciumentas e possessivas com as pessoas que amam.

Aspectos Positivos: Prosperidade e abundância em todos os sentidos; acolhimento; zelo (preocupação com o bem-estar dos que ama); é o sentido de união, humanitarismo; criatividade; procriação no sentido de progresso – evolução.

Aspectos Negativos: Avareza; rejeição; medo; apego; posse excessiva; paralisa o progresso; mesquinhez; insensibilidade. 

Livro "Umbanda Pé no Chão - Norberto Peixoto





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tapete de Oxalá (Boldo) - Pesquisado por Ednay Melo

BOLDO SETE-DORES


Nome Científico: Plectranthus barbatus Andrews 
Família botânica: Lamiaceae (Labiatae)
Sinonímias: Coleus barbatus (Andr.) Benth.

Nomes populares: boldo, boldo-de-jardim, boldo-africano, boldo-silvestre, boldo-nacional, falso-boldo, boldo-do-reino, malva-santa, malva-amarga, sete-sangrias, sete-dores, folha-de-oxalá, tapete-de-oxalá.
Origem ou Habitat: É originária da Índia (LORENZI; MATOS, 2008).
Características botânicas: é um arbusto perene, pubescente, com aproximadamente 1,5m de altura. Caule amarelo-acinzentado bastante rugoso, pouco ramificado, com ramos quadrangulares. Folhas com 4 – 8 cm de comprimento, 2,5 – 6 cm de largura, simples, opostas, ovado-oblongas, com margem dentada, verde-claro na página superior e verde-pardacento na inferior. Flores azul-violáceas , com até 2 cm de comprimento.
Habitat: Planta brasileira presente em quase todas as regiões do país - em jardins, hortas, terrenos baldios e cultivados.
História: Faz parte da medicina popular, com as mesma…

Cores, Datas Comemorativas e Dias da Semana dos Orixás - Por Ednay Melo

A Umbanda é uma religião que nos dá a oportunidade de escolher a melhor forma de praticá-la, respeitando os valores e crenças de cada um. Na umbanda existem conceitos universais, aqueles que se não forem seguidos não se pode considerar Umbanda, como por exemplo a crença em Deus e nos Orixás, a crença nos trabalhadores que formam as linhas de Umbanda como os Caboclos, os Pretos Velhos e Ibejis, a prática da caridade sem qualquer tipo de cobrança, seja material ou psicológica, não sacrificar animais, o predomínio da cor branca, trabalhos direcionados apenas para o Bem, entre outros. 
A questão das cores dos Orixás, datas comemorativas e dias da semana está confundindo muitos irmãos de fé diante de tantas informações desencontradas, mas que se apreciadas empaticamente, fazem todo o sentido dentro da realidade de cada um. 
O julgamento precipitado, a crítica que acaricia o ego, a falta de sensatez de discursos superficiais do que não se conhece, prejudica mais do que aclara o entendiment…

Sugestão de Livros Espiritualistas

Para você leitor, disponibilizamos em nosso Blog uma lista com sugestão de livros! 


Livros de Umbanda, Espiritualistas e Espíritas - clique aqui





















A Linha do Oriente e de Cura na Umbanda - Por Edmundo Pellizari

"A Linha do Oriente é parte da he­rança da Umbanda brasileira. Ela é com­posta por inúmeras entidades, classi­ficadas em sete falanges e majorita­riamente de origem oriental. Apesar dis­­so, muitos espíritos desta Linha po­dem apre­sentar-se como caboclos ou pretos velhos. 
O Caboclo Timbirí (ca­bo­clo japo­nęs) e Pai Jacó (Jacob do Ori­ente, um preto velho bastante ver­sado na Ca­bala Hebraica), săo os casos mais co­nhe­cidos. Hoje em dia, ganha força o cul­to do Caboclo Pena de Pa­văo, enti­dade que trabalha com as for­ças espiri­tuais divinas de origem indiana. 
Mas nem todos os espíritos săo ori­entais no sentido comum da palavra. Es­ta Linha procurou abri­gar as mais di­ver­sas entidades, que a princípio năo se encaixavam na matriz formadora do bra­sileiro (índio, portuguęs e afri­cano). 
A Linha do Oriente foi muito popular de 1950 a 1960, quando as tradiçőes bu­­­distas e hindus se firmaram entre o povo brasileiro. Os imigrantes chineses e japoneses, sobretudo, passaram a…

Erva Peregum - Pesquisado por Ednay Melo

Peregum - Dracena – Dracaena fragrans
Nome Científico: Dracaena fragrans Sinonímia: Aletris fragrans, Aloe fragrantissima, Cordyline fragrans, Dracaena deremensis, Pleomele fragrans, Draco fragrans, Dracaena albanensis, Dracaena aureolus, Dracaena broomfieldii, Dracaena butayei, Dracaena deisteliana, Dracaena janssensii, Dracaena latifolia, Dracaena lindenii, Dracaena massangeana, Dracaena smithii, Dracaena steudneri, Dracaena ugandensis, Sansevieria fragrans, Pleomele deremensis, Pleomele smithii, Pleomele ugandensis

Nomes Populares: Dracena, Dragoeiro, Pau-d'água, Coqueiro-de-vênus, Dracena-deremenis, Cana-agna, Cana-índia, Tronco-do-brasil, Pau-do-brasil, Peregum

Família: Asparagaceae

Categoria: Arbustos, Arbustos Tropicais, Folhagens

Clima: Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical,Temperado, Tropical

Origem: Angola, Costa do Marfim, Moçambique, Sudão,Tanzânia, Zâmbia

Altura: 0.6 a 0.9 metros, 0.9 a 1.2 metros, 1.2 a 1.8 metros,1.8 a 2.4 metros, 2.4 a 3.0 metros, 3.0 …

Macassá - Pesquisado por Ednay Melo

Nome científico: Aeollanthus suaveolens Mart. ex Spreng

Nomes populares: Macassá, catinga de mulata, bergamotinha, taia.


Aeollanthus suaveolens, conhecida popularmente como massacá ou catinga de mulata, é uma erva de origem africana introduzida na cultura brasileira durante o processo de colonização. Pertence à família Lamiaceae e é uma erva anual ocorrente na Amazônia.

A planta é usada pela população em banhos de cheiro feito pela infusão de plantas aromáticas, em motivos religiosos ou folclóricos, e em perfumes caseiros. No folclore é usado para quebranto. Na etnomedicina é usado no combate à febre, dor de cabeça, início de derrame, sendo a folha a parte mais utilizada como chá e sumo.

USO RITUALÍSTICO
Erva que vibra na irradiação das Orixás Iansã e Oxum,  trata da depressão e baixa auto estima. Amplamente utilizada em obrigações rituais. Indicada para banhos de purificação e energização.
Ednay Melo
Fonte: http://herbario.jungalchimie.com




Você Conhece Mesmo a Umbanda? - Por Ednay Melo

Consulta com um Guia de Umbanda

A Umbanda merece respeito, principalmente com os Guias que vêm nos acolher em uma consulta! Não os subestime, achando que são fracos porque não satisfez a sua curiosidade. O objetivo do Guia e de toda Umbanda é te ajudar a viver melhor, a ter paz e equilíbrio e, sobretudo, te ajudar a subir um degrau na tua evolução! A Umbanda te ajuda a angariar conquistas para o espírito e não para a matéria, pelo simples fato que um é eterno e a outra perecível. Satisfazer só uma curiosidade, que não acrescenta nada de real utilidade para a evolução, não é papel de um verdadeiro Guia de Umbanda.

Então, não procure uma consulta com um verdadeiro Guia de Umbanda somente para perguntar, por pura curiosidade apenas: se o seu marido tem outra; se vai obter um emprego; quem fez demanda contra ti; o que quer dizer aquele sonho que tiveste; com qual dos dois amores deve ficar; qual imóvel deve comprar; se pode confiar em determinada pessoa; se deve mudar de emprego, etc... O…

A Linha dos Caboclos

Todos os Caboclos são regidos por um Mistério Maior que pertence ao Trono do Conhecimento (Regência do Orixá Oxóssi).  Mas cada Caboclo (ou Cabocla) vem na Irradiação de um ou mais Orixás, pois eles próprios são “filhos”de determinado Orixá e perante outros Orixás foram iniciados para trabalharem em Seus Mistérios (exemplos: Caboclo Pena Branca: de Óxóssi e Oxalá; Caboclo Pena Dourada: de Oxóssi e Oxum; Cabocla do Mar: de Yemanjá; Caboclo Sete Montanhas: de Oxalá e Xangô). Os Caboclos são espíritos muito esclarecidos e caridosos, assim como os Pretos-Velhos. Tiveram encarnações como cientistas, sábios, magos, professores etc. Alguns, em determinada encarnação, foram mesmo nativos (chamados de indígenas, aqui no Brasil). Enfim, no decorrer de encarnações, elevaram-se e vêm na Umbanda para auxiliar aos irmãos enfermos da alma e do corpo. Muitos são escolhidos pela Espiritualidade para serem os Guias-Chefes dos Terreiros ou então de seus médiuns. Na linguagem comum, a palavra “caboclo” desi…

Povo Cigano: Significado das Frutas e Flores

As flores e frutas sempre estiveram presentes na vida do homem acompanhando-o durante toda a história. Dessa forma, tem fascinado povos e nações durante séculos, seja pelo encanto e delicadeza ou pela sua eficácia na expansão de energia.
Para o Feng Shui, tanto as frutas quanto as plantas são consideradas “geradores de energia”. A sua presença, em qualquer local de uma residência, deixa o ambiente mais alegre, decorado, perfumado, bonito, agradável, romântico, próspero, suave e “limpa” o local das energias mais pesadas, pois, as flores e frutas têm a capacidade de absorver as energias negativas. Por isso, escolha aquelas que você mais gosta e não deixe de enfeitar o seu lar com elas.
Veja o significado que cada uma delas pode trazer para o ambiente:
FLORES
Tulipa – Beleza e prosperidade. A amarela significa amor com esperança, reconciliação, enquanto a vermelha remete à declaração de amor. Rosa – Eterna paixão, romantismo. A amarela significa alegria, saúde e sucesso. A branca: pureza…

Carrapateira (Mamona) - Pesquisado por Ednay Melo

MAMONA
Ricinus communis


Descrição: Da família das Euforbiáceas,também conhecida como mamoneira, palma-Christi, carrapateiro e rícino. Caracteriza-se por folhas grandes palmadas e frutos rodeados de espinhos e contendo três sementes em seu interior. É um arbusto ou árvore anual, cujo porte atinge até 3 metros de altura, com caule ereto e ramos herbáceos, grossos, lisos e fistulosos. As folhas são alternas, longamente pecioladas, grandes, em formato de estrela com cerca de 8 pontas, denticuladas, glabas, com glândulas e estípulas. As flores apresentam-se em grandes cachos terminais e eretos. São numerosas, com pétalas pequenas e de cor pálida. O fruto é uma cápsula espinhosa e contêm até 3 sementes.
Trata-se de uma planta arbustiva com diferentes colorações de caule, folhas e cachos. Os frutos apresentam espinhos e as sementes possuem tamanhos, formatos e cores diferentes.
O óleo de rícino é obtido por extração fria das sementes, que contêm 45% a 50% de óleo. O rícino pode ser subdividid…