Oxóssi - Tenda de Umbanda Luz e Caridade - Tulca
logo

Oxóssi

Publicado em 09/08/2012

Oxossi

Dia da semana: quinta-feira – dia do Astro Júpiter

Data comemorativa: 20 de janeiro

Sincretismo: São Sebastião

Cor: verde

Ervas: arruda, alfavaca de caboclo, samambaia e outras.

Frutas: todas as frutas.

Flores: flores do campo

Reino Natural: Matas

Elemento: terra

Pedras: Jade (verde) - Esmeralda - Quartzo (verde)

Símbolos: arco e flecha, rabo de cavalo e chifre de boi.

Saudação: Okê Arô! – Significa: Salve o brado do Caboclo!

Astro: Júpiter - Astro que favorece a expansão do conhecimento, a prosperidade e a fartura.

Deuses na mitologia greco-romana: Júpiter para os romanos e Zeus para os gregos.

 

Oxossi é Orixá da saúde, da fartura, do sustento, do conhecimento e da vitalidade. Seus principais atributos são concentração, rapidez, astúcia, sabedoria, intuição, paciência, autocontrole e tudo que favoreça o acerto do alvo, como numa caça. Orixá que cuida, assim como Oxum, do equilíbrio emocional, pois para se acertar um alvo ou atingir uma meta é preciso serenidade e segurança emocional. Cuida da saúde por ter grande conhecimento das ervas medicinais e está sempre associado à alimentação, é o Orixá que provê os alimentos, daí a lenda de ser Orixá caçador. Sua principal representação é o arquétipo da liberdade, com a responsabilidade de ganhar o próprio sustento.

Os seus Falangeiros denominados Caboclos, enviados aos Terreiros para trazer o axé das matas, são espíritos que costumam trabalhar sem usar a fala, eles bradam, gesticulam e promovem todos os tipos de manipulação energética característica de todos os Orixás. Diferente dos Caboclos-entidades, estes sim utilizam a linguagem verbal e se comunicam com médiuns e consulentes. Pode ser a mesma entidade que se apresenta como Falangeiro do Orixá Oxossi e como Caboclo de Oxossi, porém com magnetismo energético, atribuições, funções e posturas diferentes, como podem ser também espíritos diferentes, todos denominados Caboclos.

Na doutrina da Tenda de Umbanda Luz e Caridade, o Orixá Oxossi é representado pelos Caboclos, que por sua vez têm o arquétipo do índio brasileiro. São caboclos que apresentam uma vibratória energética mais sutil e que vêm trazer os benefícios das matas, reino natural deste Orixá. Já os Caboclos-entidades, também trabalham na linha de Oxossi, também carregam o arquétipo do índio brasileiro, apenas diferem no momento da sua apresentação e no tipo de trabalho desempenhado em terra.

Os tipos psicológicos dos filhos de Oxossi são os das pessoas que não aspiram grandes conquistas, satisfazendo-se com o necessário para o seu sustento, pessoas que apreciam a fartura de uma mesa e fazem questão de dividir com os demais. Geralmente são retraídos e desconfiados, preferem estar sozinhos e evitam tudo e todos que possam ameaçar a sua liberdade. São joviais e amam o contato com a natureza. São pessoas leais, sensíveis e muito prestativas. Do lado oposto do Orixá tornam-se críticos, fofoqueiros e vingativos.

Do livro Umbanda Luz e Caridade - Ednay Melo




Nenhum comentário:

Postar um comentário