Natal no Reino de Olorum - Tenda de Umbanda Luz e Caridade - Tulca
logo

Natal no Reino de Olorum

Publicado em 24/12/2012

Natal no Reino de Olorum

A humanidade estava perdendo a fé, o amor ao próximo estava cada vez mais distante, a natureza estava em total desequilíbrio, o Divino Criador estava muito preocupado...

Decretou, então, que todos os Orixás viessem a sua presença urgente.

- "O que faremos para que a harmonia, a paz, o amor, a fé sejam novamente morada nos corações de todo mundo?"

Cada Orixá deu uma ideia magnânima, eu faço isso, eu faço aquilo, todas de impossível realização, e assim ficaram horas e horas discutindo, cada um falando que a sua ideia era melhor do que a do outro, que o seu poder era maior e assim o tempo foi passando...

De repente, a reunião foi interrompida por algazarras, gritos e risadas, acabavam de chegar várias divindades mágicas, todas regidas por algum dos Orixás presentes, os Erês.

E foram logo dando a sua ideia: 
- "Pai Olorum, que tal montarmos uma árvore de Natal? Com vários presentes, brinquedos, doces, todos ficariam muito felizes..."

Olorum pensou, pensou...
- "É, essas crianças têm muita sabedoria mesmo, vamos enfeitar o Natal da humanidade, esta é uma ótima ideia."

O alvoroço voltou a predominar, os Orixás não concordavam, e indagavam entre si.

- "Imaginem os seres humanos não sabem mais qual é o motivo da comemoração do dia 25 de dezembro, Papai Noel, então, nem se fala, árvore de Natal... todos riam muito..."

Mas Olorum não se intimidou, e logo decretou que Oxóssi fosse buscar, em suas matas, o mais lindo Pinheiro Natalino que encontrasse. Xangô muito desconfiado foi junto, usaria seus machados se fosse preciso. E assim foi feito.

Enfeitaram o pinheiro com laços, bolas coloridas, as mais lindas que já se viu. Fios de ouro, prata, diamantes... A árvore de Natal lindíssima, imensa, brilhava muito, e sua beleza ofuscava os olhares de todos mas, mesmo assim, faltava algo...

Olorum conversou novamente com todos e decretou que todos se despojassem de algo bem precioso e colocassem aos pés do gigantesco pinheiro.

Bará deixou sua chave, Ogum, sua espada, Iansã deixou a tempestade, Xangô, de pronto, deixou seus machados, Oxóssi deixou seu arco e flecha, Ossaim deixou sua cabaça que continha o segredo de todas as folhas, Xapanã seu xaxará, Oxum seu espelho, Iemanjá seu abebé, e assim foi, várias nações de Orixás conhecidos, cultuados ou não, seres mágicos da natureza, deixaram também alguns presentes.
- "Agora sim a árvore ficou bela!!!" Falaram todos em conjunto.

Olorum por sua vez olhou, olhou, e reuniu todos mais uma vez:

-"Vocês só tem isso para dar? Olhem para dentro de si mesmos, e doem o melhor de cada um, com amor, carinho... É disso que realmente a humanidade precisa!"

Os Erês logo correram e subiram na árvore, colocaram várias bolas coloridas com alegria, brincadeiras e felicidade.

O Bará também não perdeu tempo, com a sua chave foi abrindo vários caminhos e pendurou na árvore.

Ogum pegou sua espada e imediatamente cortou vários males e também pendurou na árvore.

Iansã, com seus ventos, foi logo levando toda a maldade, injustiças, inimigos, egoísmos. E seus raios iluminavam a árvore como estrelas brilhantes.

Xangô, não quis ficar para traz, e logo foi fazendo vários decretos para que a justiça prevaleça sempre.

Oxóssi trouxe muita fartura, moradias, saúde, abertura de bons negócios.

Obá, por sua vez cortou todas as maldades e maus pensamentos.

Ossaim abriu a cabaça dos poderes e as ervas medicinais espalharam-se como uma magia divina.

Xapanã deixou o poder de cura da alma e do espírito.

Oxum trouxe o amor, comunhão, a afetividade e o dom da recepção.

Iemanjá teve um pouco de trabalho, mas conseguiu trazer toda a essência de seu mar e ondas, por segundos a árvore ficou completamente iluminada e coberta de pérolas de paz e harmonia, suas águas emanavam o mais puro carinho de mãe.

Oxalá estava em missão importante, pois Olorum havia solicitado que ele fosse muito longe, lá nos fundos dos corações de toda a humanidade e procurasse a fé, que está sendo perdida.

Vencedor, Oxalá veio com os presentes mais pesados e raros para a árvore, todos os Orixás o ajudaram a carregar e energizar tudo.

Ele trouxe a fé, a religiosidade, o otimismo e a perseverança.

Olorum logo colocou a fé no pico mais alto da árvore e, então, o pai da criação lançou sobre a árvore todo o seu poder mágico, energizando e abençoando todos os seus filhos.

Agora sim, o Natal voltará a ser o mesmo, temos tudo que precisamos, se não tivermos, procure dentro do seu coração e com certeza a sua árvore de Natal brilhará como nunca e estará bem iluminada por todas as Divindades do Grande Pai Olorum.

Quando for enfeitar a sua árvore, faça como os Orixás, procure dentro de si o melhor e realmente entendam qual o sentido e o significado do dia 25 de dezembro.

Um Feliz Natal e muito Axé para todos!

Autor desconhecido




Nenhum comentário:

Postar um comentário