Povo Cigano: Significado das Frutas e Flores - Tenda de Umbanda Luz e Caridade - Tulca
logo

Povo Cigano: Significado das Frutas e Flores

Publicado em 22/05/2014


Povo Cigano Significado das Frutas e Flores

As flores e frutas sempre estiveram presentes na vida do homem, acompanhando-o durante toda a história. Dessa forma, tem fascinado povos e nações durante séculos, seja pelo encanto e delicadeza ou pela sua eficácia na expansão de energia.

Para o Feng Shui, tanto as frutas quanto as plantas são consideradas “geradores de energia”. A sua presença, em qualquer local de uma residência, deixa o ambiente mais alegre, decorado, perfumado, bonito, agradável, romântico, próspero, suave e “limpa” o local das energias mais pesadas, pois, as flores e frutas têm a capacidade de absorver as energias negativas. Por isso, escolha aquelas que você mais gosta e não deixe de enfeitar o seu lar com elas.

Veja o significado que cada uma delas pode trazer para o ambiente:

FLORES

Tulipa – Beleza e prosperidade. A amarela significa amor com esperança, reconciliação, enquanto a vermelha remete à declaração de amor.

Rosa– Eterna paixão, romantismo. A amarela significa alegria, saúde e sucesso. A branca: pureza, paz, amor espiritual. Vermelha: admiração, desejo, paixão. Champanhe: admiração, recordação. Laranja: entusiasmo, encanto. Cor-de-rosa: amizade, gratidão, carinho.

Orquídea – Beleza, luxúria, perfeição, pureza espiritual.

Margarida – Inocência, amor leal.

Lisianthus – Sofisticação.

Lírio – Casamento, pureza, nobreza, proteção.

Girassol – Glória, dignidade.

Gérbera – Alegria, energia, amor nobre.

Cravo – Inocência, amor leal.

Bromélias – Inspiração, resistência.

Azaleia – Elegância, felicidade.

Copo de Leite – Inocência, pureza, sagrado, paz.

Flores do Campo – Equilíbrio, ponderação.

Amor-perfeito – Amor eterno.


FRUTAS

Melão: Simboliza o sol, energia vital e a prosperidade.

Laranja: Afasta as energias negativas

Melancia: Fartura e prosperidade

Romã: Espiritualidade, fertilidade.

Morango: Amor

Uva Verde: Saúde, prosperidade

Uva Rubi: Prosperidade

Uva Passa ou ameixa: Progresso, sucesso

Manga: Sexualidade e amor incondicional

Pêssego: Equilíbrio, harmonia

Maçã: Representa a mulher e o amor, portanto sempre que oferecer maçã , ofereça também a pera.

Pera: Boa saúde e prosperidade. Representa o homem. Portanto, sempre que oferecer uma pera, ofereça também a maçã.


Significado das Frutas para os ciganos:

CONHEÇA O SIMBOLISMO DE ALGUMAS FRUTAS:

Maçã:
ela aparece em todos os rituais ciganos e é usada como base de perfumes, banhos, óleos e poções. Nas festas de casamento, as mesas com toalhas vermelhas e enfeites dourados também devem ser forradas com essa fruta, pois ela simboliza o amor e a paixão. Mais: casamentos sem maçãs significam que o amor não durará para sempre.

Peras:
são as frutas preferidas dos ciganos, junto com as maçãs. Entre os persas, acreditava-se que o seu sabor perdurava até depois da morte. Por isso a pêra também está ligada à imortalidade e à boa saúde, além, é claro, da prosperidade, pelo tom amarelo da fruta.

Melancia:
muito presente na decoração das festas, significa prosperidade (pela abundância de sementes) e fertilidade (pela cor vermelha do seu interior).

Morango:
mais uma fruta vermelha empregada em poções de amor. A cor vermelha e o sabor da fruta dão a energia necessária para conquistar o ser amado. É utilizada também para curar desilusões amorosas, em chás e poções.

Abacates:
os ciganos não têm dúvida em adoptar frutas de outros países, desde que sejam doces. É o caso do abacate, originário do México.

Uvas:
se um cigano lhe der um cacho de uvas rosadas bem doces, saiba que ele quer se aproximar de você e ser seu amigo – ou talvez algo mais do que isso. Para eles, uvas e amizade andam sempre junto. Como em outras culturas, elas também são sinónimo de prosperidade. Os ciganos afirmam, convictos, que o costume de comer doze uvas no reveillon – uma para cada mês – é uma tradição originada entre eles, assim como o hábito de ter frutas secas na mesa de Natal.

Figo:
outro estimulante sexual (aberto, assemelha-se ao órgão genital feminino). Usado também como remédio para combater a depressão, a ansiedade e a falta de memória.´
Romã:
uma fruta muito antiga. É empregada em chás e essências, como atrativo de dinheiro e felicidade. Em banhos ou talismãs, é garantia de fertilidade.

Damasco:
é a fruta afrodisíaca por excelência, vinda dos países mediterrâneos. A sua cor, o laranja, traz vitalidade, fortalecendo a energia sexual. Os ciganos transformam os damascos em óleos aromatizantes, para envolver o casal apaixonado com o seu perfume.

Amoras e framboesas:
pela cor, significam paixões arrebatadoras. As folhas de framboesa são usadas sobre o corpo da mulher, para proporcionar um bom parto. Essas frutinhas também são utilizadas como ingredientes em poções afrodisíacas.

Cereja:
é uma das frutas fundamentais na decoração das mesas de noivado e casamento, pois significa o amor. Em poções e banhos, tem a função de atrair um parceiro. Os ciganos afirmam que as cerejas são diuréticas e calmantes.

Melão: pode significar prosperidade e um casamento rico pela frente. A fruta veio da Ásia e faz parte da cultura cigana há muito tempo, muitas vezes substituindo a pêra. É usada na magia cigana para garantir a união da família.

Amêndoas e castanhas:
no ano-novo, as amêndoas são colocadas na carteira para atrair dinheiro. As castanhas são comidas para garantir o vigor sexual.

Autor desconhecido





Um comentário:

  1. eu sempre coloco nas oferendas o maracujá e dentro da polpa ponho mel . É aceitável?/

    ResponderExcluir