Ascensão e Queda de um Médium - Tenda de Umbanda Luz e Caridade - Tulca
logo

Ascensão e Queda de um Médium

Publicado em 14/07/2014

Ascensão e Queda de um Médium

Texto proferido por Pai Ronaldo Linares em 1969 no programa “Umbanda em Marcha” na extinta Rádio Cacique de São Caetano do Sul, este texto também faz parte da apostila do, 25 Barco de Babalawô, “Curso de Sacerdócio”, da Federação Umbandista do Grande ABC. Publicado no Jornal de Umbanda Sagrada em Setembro de 2006.

Dizem que os fatos na história es­tão sempre se repetindo. Também na Umbanda observamos fatos, como a história do “Pai X”, que segundo con­tam, em sua juventude era do­tado de privilegiada inspiração cós­mica. Apesar de pouca instrução, pos­suía grande imaginação; falava co­mo filósofo, podendo até prever acon­tecimentos futuros. Tinha gran­de respeito às religiões e bastante inclinação para estudos místicos e religiosos.

Filiou-se, posteriormente, a al­gumas escolas e freqüentou várias re­ligiões. Cursou algumas escolas de origem oriental, onde adquiriu algu­mas noções de misticismo. Ingressou no espiritismo e, por algum tempo, estudou com entusiasmo as ins­tru­ções kardecistas. Mais tarde, in­gres­sou na Umbanda, onde dizia ter se encontrado, pela ritualística, pela ma­gia e encan­tamento. Revelou-se bom médium, realizando inclusive, curas com sucesso.

Mais tarde, com a graduação de Ba­ba­lorixá, ou Sacerdote de Um­ban­da, abriu um Templo e teve seus pró­prios discípulos. Ensinou de início algo que admitia, não era dele. Tornou-se conhecido e, passou a gostar da notoriedade e popularidade. Poste­riormente passou a declarar que os ensinamentos eram seus, assim como todas as coisas que estava fazendo e dizendo. Pensava com exclusi­vismo, considerava-se autônomo e único orientador espiritual capacita­do, esquecendo-se das Leis, que exprimem o pensamento de Deus, dos Orixás.

Violou a Lei do Amor Fra­ter­no, inver­ten­do a direção da verda­deira Lei da Espiritualidade na ilusão de crescer e subir. Muitos manuscritos de natureza altamente espiritual afir­mam que não há pecado maior na ma­téria, do que a vaidade, filha dileta do egoísmo.
Com esta atitude, Pai X foi decaindo, também na saúde um exemplo típico que foi rejeitado pelo cósmico, em virtude da violação das Leis do Universo. Na ilusão de crescer e subir, ficou aprisionado em seu próprio desespero. Tornou-se uma vítima de suas obsessões e desencarnou após anos de terrível sofrimento íntimo.

A vaidade, a tentação de procurar poder e a ânsia pela popularidade em ver-se chamado de mestre supremo, o levou à queda espiritual, material e física.

POIS QUEM SE FAZ DEUS, POR DEUS SERÁ PUNIDO.

Será que o que aconteceu com o Pai X vem acontecendo em nossos dias?

É necessário que se encare a doutrina como algo muito sério, principalmente o médium deve conscientizar de que é apenas um instrumento para servir as Leis do Universo e espirituais.

Do livro: Iniciação à Umbanda/Ronaldo Antônio Linares








Nenhum comentário:

Postar um comentário