Pular para o conteúdo principal

Desperdício de Médiuns

Desperdício de Médiuns



Já andei por diversos lugares, diversos terreiros numa busca incessante por conhecimento e diversidades que possam existir dentro da religião.

A Umbanda é notoriamente uma religião embasada na Trindade Sagrada Preto-Caboclo-Criança, mas não é por isso que fica somente nisso!

Como é uma religião em franca expansão e permite um horizonte muito mais amplo do que outras religiões observa-se uma diversidade enorme no ritual, na maneira de trabalho das entidades, no conhecimento aplicado e adquirido durante o desenvolvimento dos trabalhos e por aí vai uma série de situações.

Absurdos já vi, mas também coisas maravilhosas.

Já tive oportunidade de conhecer terreiros que dão medo, onde eu jamais deveria ter colocado o pé. Mas também tive oportunidade de conhecer casas que não dá mais vontade de sair, e que quando terminam os trabalhos fica aquele gostinho delicioso de "quero mais".

Já conheci dirigentes e pais-de-santo. Dirigentes que se julgam simplesmente dirigentes e que têm como determinação para suas vidas mostrar o caminho certo para seus filhos da corrente. Conheci pais-de-santo que passaram por rituais enormes para poderem chegar num "cargo" que a Umbanda não oferece e exigem de seus filhos de corrente coisas absurdas que nem merecem ser comentadas aqui.

Já conheci dirigentes que sequer ouviram falar do Caboclo das Sete Encruzilhadas!

Já conheci casas que tem um número muito pequeno de médiuns trabalhando mas com uma qualidade de vibração inigualável.

Já conheci casas que tem um quase ilimitado número de médiuns onde a vibração é uma "mistureba" que não dá pra distinguir quem é quem e o que realmente fazem. Fácil observar que são feitas panelas e panelas, diversos objetivos que não concatenam uns com os outros, etc. Onde muitos vão participar somente pela troca: "guarde-me que eu participo da corrente".

Já conheci casas que cobram significante valor em dinheiro por trabalhos de cunho caritativo... Realmente nunca entendi essas!

Já conheci casas que promovem uma tal "noite das graças de ciganos" e as entidades que ali trabalham exigem que os materiais que serão utilizados nos trabalhos para os consulentes sejam comprados na própria casa, "obrigando" os consulentes a promoverem o lucro financeiro para a casa!!!

Já conheci casas que cultuam ciganos, boiadeiros, marinheiros e tantas outras linhas como Orixás.

Já conheci casas que matam animais no meio do terreiro, à frente de toda a corrente e de todos os consulentes. Infringem a Lei Divina de jamais molestar a criação divina e ainda acham que estão fazendo a coisa certa.

Mas nessas casas onde a índole é "duvidável" observa-se um bom número de médiuns (principalmente os novos) que vão até ali para poder cumprir algo mais que suas vidas clamam.

Nas diversas matérias colocadas neste site procurei mostrar aos visitantes como se pode determinar se uma casa é boa ou não, mas é claro que deve-se saber filtrar algumas coisas.

Já comentei sobre a inexistência do cargo "pai-de-santo" na Umbanda, de cargos hierárquicos dentro de um terreiro, sobre o uso do sangue e tantos outros.

Mesmo assim aparecem sempre coisas novas que dão verdadeiros arrepios na alma, principalmente quando vemos que médiuns novos que entram em casas como essas ainda são ludibriados por seus dirigentes incultos e arrogantes que sempre tentam ensinar de maneira errada como se deve fazer.

Coisas como

- matar um galo no meio de um terreiro (isso não é coisa Umbanda),

- tentar segurar o consulente imputando-o medo se este não entrar na corrente,

- apresentar linhas que historicamente nunca existiram como por exemplo BoiadeirAs ou MarinheirAs,

- absurdos onde chega-se até a um ou uma médium forçar o consulente a fazer sexo com ele/ela, utilizando a imagem da entidade para coagi-lo,

- permitir que a entidade peça o número do celular de um consulente,

- casas dirigidas por "Pai Ogã" onde ainda não sei exatamente o que isso quer dizer,

dentre tantos outros erros gravíssimos que levaríamos muito tempo para descrever.

Vi em muitas casas um verdadeiros desperdício de médiuns que se prestam a tentar desenvolver bem seus trabalhos onde o objetivo é realmente a caridade, mas que por força da própria casa onde frequentam acabam por se desenvolver de maneira incorreta atrasando seu desenvolvimento.

O objetivo deste texto é alertar os médiuns, principalmente aqueles que tem uma boa índole mas ainda pouco conhecimento sobre a Umbanda e/ou espiritualismo que procurem ver e determinar para si se o lugar que frequentam atualmente é bom mesmo, se este lugar não incorre em faltas graves.

Se há dúvida, procure uma casa em que as pessoas dão preferência aos estudos.

Procure conhecer as pessoas que fazem parte da corrente e principalmente o caráter do dirigente.

Não perca seu tempo fazendo parte de um circo. Seu tempo neste plano é precioso e muitos irmãos (encarnados e desencarnados) precisam de ajuda imediatamente.

Procure seu desenvolvimento com mais afinco e objetivo, assim você não atrasa o seu desenvolvimento e ainda tem a possibilidade de praticar a verdadeira caridade que ajudar ao próximo e não ficar servindo de palhaço para dirigentes que poucas vezes não sabem o que fazem e na maior parte das vezes sabem o que fazem e o fazem com intuito de prejudicar e atrasar a vida dos outros.

Parta do princípio que uma casa boa tem sempre um bom dirigente e normalmente é formada por pessoas de caráter ilibado.

Bom dirigente é aquele que ensina e não descuida um momento sequer de seu filho da corrente.

Bom dirigente é aquele que está de olho em tudo a todo tempo e não deixa médiuns ou entidades cometerem erros que podem levar à desgraça a vida de um consulente.

Bom dirigente é aquele que fala "isto eu não sei explicar" quando realmente não sabe sobre o assunto, mas procura respostas para poder ensinar aos seus.

Bom dirigente estimula conversas sérias e estudos sobre a religião e entidades sempre que possível, procurando sempre levar ao máximo o conhecimento aos filhos da corrente.

Bom dirigente não permite mistificação na sua casa.

Bom dirigente ensina e cobra o desenvolvimento de seus médiuns, e, se for o caso, pune o médium como um pai/mãe ensinando-o com carinho objetivando o desenvolvimento, crescimento espiritual e aprimoradamente deste.

Bom dirigente não permite cobranças pecuniárias ou materiais sobre qualquer pretexto por trabalhos realizados.

Bom dirigente recebe seus médiuns com fraternos abraços, por mais erros que as pessoas possam ter sempre há uma chance de melhorar suas vidas.

MÉDIUNS, ACORDEM!!!

Não deixem para depois o erro que podem estragar suas vidas.

Lembrem-se que uma boa limpeza fluídica pode demorar muito tempo dependendo dos erros cometidos!

Texto extraído do site Umbanda com Amor



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tapete de Oxalá (Boldo) - Pesquisado por Ednay Melo

BOLDO SETE-DORES


Nome Científico: Plectranthus barbatus Andrews 
Família botânica: Lamiaceae (Labiatae)
Sinonímias: Coleus barbatus (Andr.) Benth.

Nomes populares: boldo, boldo-de-jardim, boldo-africano, boldo-silvestre, boldo-nacional, falso-boldo, boldo-do-reino, malva-santa, malva-amarga, sete-sangrias, sete-dores, folha-de-oxalá, tapete-de-oxalá.
Origem ou Habitat: É originária da Índia (LORENZI; MATOS, 2008).
Características botânicas: é um arbusto perene, pubescente, com aproximadamente 1,5m de altura. Caule amarelo-acinzentado bastante rugoso, pouco ramificado, com ramos quadrangulares. Folhas com 4 – 8 cm de comprimento, 2,5 – 6 cm de largura, simples, opostas, ovado-oblongas, com margem dentada, verde-claro na página superior e verde-pardacento na inferior. Flores azul-violáceas , com até 2 cm de comprimento.
Habitat: Planta brasileira presente em quase todas as regiões do país - em jardins, hortas, terrenos baldios e cultivados.
História: Faz parte da medicina popular, com as mesma…

Cores, Datas Comemorativas e Dias da Semana dos Orixás - Por Ednay Melo

A Umbanda é uma religião que nos dá a oportunidade de escolher a melhor forma de praticá-la, respeitando os valores e crenças de cada um. Na umbanda existem conceitos universais, aqueles que se não forem seguidos não se pode considerar Umbanda, como por exemplo a crença em Deus e nos Orixás, a crença nos trabalhadores que formam as linhas de Umbanda como os Caboclos, os Pretos Velhos e Ibejis, a prática da caridade sem qualquer tipo de cobrança, seja material ou psicológica, não sacrificar animais, o predomínio da cor branca, trabalhos direcionados apenas para o Bem, entre outros. 
A questão das cores dos Orixás, datas comemorativas e dias da semana está confundindo muitos irmãos de fé diante de tantas informações desencontradas, mas que se apreciadas empaticamente, fazem todo o sentido dentro da realidade de cada um. 
O julgamento precipitado, a crítica que acaricia o ego, a falta de sensatez de discursos superficiais do que não se conhece, prejudica mais do que aclara o entendiment…

Sugestão de Livros Espiritualistas

Para você leitor, disponibilizamos em nosso Blog uma lista com sugestão de livros! 


Livros de Umbanda, Espiritualistas e Espíritas - clique aqui





















A Linha do Oriente e de Cura na Umbanda - Por Edmundo Pellizari

"A Linha do Oriente é parte da he­rança da Umbanda brasileira. Ela é com­posta por inúmeras entidades, classi­ficadas em sete falanges e majorita­riamente de origem oriental. Apesar dis­­so, muitos espíritos desta Linha po­dem apre­sentar-se como caboclos ou pretos velhos. 
O Caboclo Timbirí (ca­bo­clo japo­nęs) e Pai Jacó (Jacob do Ori­ente, um preto velho bastante ver­sado na Ca­bala Hebraica), săo os casos mais co­nhe­cidos. Hoje em dia, ganha força o cul­to do Caboclo Pena de Pa­văo, enti­dade que trabalha com as for­ças espiri­tuais divinas de origem indiana. 
Mas nem todos os espíritos săo ori­entais no sentido comum da palavra. Es­ta Linha procurou abri­gar as mais di­ver­sas entidades, que a princípio năo se encaixavam na matriz formadora do bra­sileiro (índio, portuguęs e afri­cano). 
A Linha do Oriente foi muito popular de 1950 a 1960, quando as tradiçőes bu­­­distas e hindus se firmaram entre o povo brasileiro. Os imigrantes chineses e japoneses, sobretudo, passaram a…

Erva Peregum - Pesquisado por Ednay Melo

Peregum - Dracena – Dracaena fragrans
Nome Científico: Dracaena fragrans Sinonímia: Aletris fragrans, Aloe fragrantissima, Cordyline fragrans, Dracaena deremensis, Pleomele fragrans, Draco fragrans, Dracaena albanensis, Dracaena aureolus, Dracaena broomfieldii, Dracaena butayei, Dracaena deisteliana, Dracaena janssensii, Dracaena latifolia, Dracaena lindenii, Dracaena massangeana, Dracaena smithii, Dracaena steudneri, Dracaena ugandensis, Sansevieria fragrans, Pleomele deremensis, Pleomele smithii, Pleomele ugandensis

Nomes Populares: Dracena, Dragoeiro, Pau-d'água, Coqueiro-de-vênus, Dracena-deremenis, Cana-agna, Cana-índia, Tronco-do-brasil, Pau-do-brasil, Peregum

Família: Asparagaceae

Categoria: Arbustos, Arbustos Tropicais, Folhagens

Clima: Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical,Temperado, Tropical

Origem: Angola, Costa do Marfim, Moçambique, Sudão,Tanzânia, Zâmbia

Altura: 0.6 a 0.9 metros, 0.9 a 1.2 metros, 1.2 a 1.8 metros,1.8 a 2.4 metros, 2.4 a 3.0 metros, 3.0 …

Macassá - Pesquisado por Ednay Melo

Nome científico: Aeollanthus suaveolens Mart. ex Spreng

Nomes populares: Macassá, catinga de mulata, bergamotinha, taia.


Aeollanthus suaveolens, conhecida popularmente como massacá ou catinga de mulata, é uma erva de origem africana introduzida na cultura brasileira durante o processo de colonização. Pertence à família Lamiaceae e é uma erva anual ocorrente na Amazônia.

A planta é usada pela população em banhos de cheiro feito pela infusão de plantas aromáticas, em motivos religiosos ou folclóricos, e em perfumes caseiros. No folclore é usado para quebranto. Na etnomedicina é usado no combate à febre, dor de cabeça, início de derrame, sendo a folha a parte mais utilizada como chá e sumo.

USO RITUALÍSTICO
Erva que vibra na irradiação das Orixás Iansã e Oxum,  trata da depressão e baixa auto estima. Amplamente utilizada em obrigações rituais. Indicada para banhos de purificação e energização.
Ednay Melo
Fonte: http://herbario.jungalchimie.com




Você Conhece Mesmo a Umbanda? - Por Ednay Melo

Consulta com um Guia de Umbanda

A Umbanda merece respeito, principalmente com os Guias que vêm nos acolher em uma consulta! Não os subestime, achando que são fracos porque não satisfez a sua curiosidade. O objetivo do Guia e de toda Umbanda é te ajudar a viver melhor, a ter paz e equilíbrio e, sobretudo, te ajudar a subir um degrau na tua evolução! A Umbanda te ajuda a angariar conquistas para o espírito e não para a matéria, pelo simples fato que um é eterno e a outra perecível. Satisfazer só uma curiosidade, que não acrescenta nada de real utilidade para a evolução, não é papel de um verdadeiro Guia de Umbanda.

Então, não procure uma consulta com um verdadeiro Guia de Umbanda somente para perguntar, por pura curiosidade apenas: se o seu marido tem outra; se vai obter um emprego; quem fez demanda contra ti; o que quer dizer aquele sonho que tiveste; com qual dos dois amores deve ficar; qual imóvel deve comprar; se pode confiar em determinada pessoa; se deve mudar de emprego, etc... O…

A Linha dos Caboclos

Todos os Caboclos são regidos por um Mistério Maior que pertence ao Trono do Conhecimento (Regência do Orixá Oxóssi).  Mas cada Caboclo (ou Cabocla) vem na Irradiação de um ou mais Orixás, pois eles próprios são “filhos”de determinado Orixá e perante outros Orixás foram iniciados para trabalharem em Seus Mistérios (exemplos: Caboclo Pena Branca: de Óxóssi e Oxalá; Caboclo Pena Dourada: de Oxóssi e Oxum; Cabocla do Mar: de Yemanjá; Caboclo Sete Montanhas: de Oxalá e Xangô). Os Caboclos são espíritos muito esclarecidos e caridosos, assim como os Pretos-Velhos. Tiveram encarnações como cientistas, sábios, magos, professores etc. Alguns, em determinada encarnação, foram mesmo nativos (chamados de indígenas, aqui no Brasil). Enfim, no decorrer de encarnações, elevaram-se e vêm na Umbanda para auxiliar aos irmãos enfermos da alma e do corpo. Muitos são escolhidos pela Espiritualidade para serem os Guias-Chefes dos Terreiros ou então de seus médiuns. Na linguagem comum, a palavra “caboclo” desi…

Povo Cigano: Significado das Frutas e Flores

As flores e frutas sempre estiveram presentes na vida do homem acompanhando-o durante toda a história. Dessa forma, tem fascinado povos e nações durante séculos, seja pelo encanto e delicadeza ou pela sua eficácia na expansão de energia.
Para o Feng Shui, tanto as frutas quanto as plantas são consideradas “geradores de energia”. A sua presença, em qualquer local de uma residência, deixa o ambiente mais alegre, decorado, perfumado, bonito, agradável, romântico, próspero, suave e “limpa” o local das energias mais pesadas, pois, as flores e frutas têm a capacidade de absorver as energias negativas. Por isso, escolha aquelas que você mais gosta e não deixe de enfeitar o seu lar com elas.
Veja o significado que cada uma delas pode trazer para o ambiente:
FLORES
Tulipa – Beleza e prosperidade. A amarela significa amor com esperança, reconciliação, enquanto a vermelha remete à declaração de amor. Rosa – Eterna paixão, romantismo. A amarela significa alegria, saúde e sucesso. A branca: pureza…

Carrapateira (Mamona) - Pesquisado por Ednay Melo

MAMONA
Ricinus communis


Descrição: Da família das Euforbiáceas,também conhecida como mamoneira, palma-Christi, carrapateiro e rícino. Caracteriza-se por folhas grandes palmadas e frutos rodeados de espinhos e contendo três sementes em seu interior. É um arbusto ou árvore anual, cujo porte atinge até 3 metros de altura, com caule ereto e ramos herbáceos, grossos, lisos e fistulosos. As folhas são alternas, longamente pecioladas, grandes, em formato de estrela com cerca de 8 pontas, denticuladas, glabas, com glândulas e estípulas. As flores apresentam-se em grandes cachos terminais e eretos. São numerosas, com pétalas pequenas e de cor pálida. O fruto é uma cápsula espinhosa e contêm até 3 sementes.
Trata-se de uma planta arbustiva com diferentes colorações de caule, folhas e cachos. Os frutos apresentam espinhos e as sementes possuem tamanhos, formatos e cores diferentes.
O óleo de rícino é obtido por extração fria das sementes, que contêm 45% a 50% de óleo. O rícino pode ser subdividid…