Oferendas na Umbanda - Tenda de Umbanda Luz e Caridade - Tulca
logo

Oferendas na Umbanda

Publicado em 30/07/2015


oferendas-na-umbanda

A oferta de comidas, bebidas, fumos, flores, frutos, etc, é ritual sagrado e tradicional nas religiões de matriz africana. É preciso diferenciar o que é prática ritual da Umbanda e das demais religiões.

Antes de adentrarmos ao tema, enfatizamos que a Umbanda não suja a natureza, não promove despachos nas encruzilhadas nem em vias públicas e não faz sacrifício ritualístico de animais. Estes tipos de práticas são alvos de ataques da sociedade, declarados e velados, que denigrem o nome de todas as religiões de matriz africana e são comumente associadas ao mal. Mais adiante abordaremos o tema “Sacrifício Ritualístico de Animais”, onde iremos justificar o porquê deste ritual não ser prática umbandista, não se trata de preconceito, trata-se de fundamentos distintos entre religiões.

Oferenda na Umbanda é feita em um reino da natureza, campo vibratório original dos Orixás, ou no próprio Terreiro, campo representativo dos reinos naturais dos Orixás. É importante a consciência ambiental de deixar tudo limpo quando finalizar o ritual, pois é somente durante o ritual que os elementos da oferenda são trabalhados, energizados e fluidificados para o nosso benefício.

O fundamento da oferenda é a troca energética. Doamos elementos materiais, os quais são fluidificados e abençoados pela força espiritual que eles são dirigidos. Não faz sentido, em pleno século XXI, ainda termos arraigado o conceito de que “oferenda é comida para o santo comer”. Não, santo não come, Orixás não comem, primeiro porque não têm necessidades próprias da fisiologia humana, segundo porque são energias altamente sutis, totalmente desmaterializadas, que quando se rebaixam a este planeta é apenas para auxiliar os humanos encarnados, numa demonstração de misericórdia e amor. Então as oferendas servem para nós encarnados, para recebermos o axé da força espiritual tanto no momento da entrega, que é um ato de fé, logo um ato de ligação, como no momento em que ingerimos estes fluidos através desses alimentos.

Na Tenda de Umbanda Luz e Caridade as oferendas são feitas basicamente com frutas e flores e significam, na maior parte das vezes, demonstração de fé e gratidão. É importante abolir o hábito das oferendas para não promover a dependência psicológica.

Do livro "Umbanda Luz e Caridade - Ednay Melo"


Nenhum comentário:

Postar um comentário