Quando Nasce uma Casa de Umbanda - Tenda de Umbanda Luz e Caridade - Tulca
logo

Quando Nasce uma Casa de Umbanda

Publicado em 17/06/2016

Quando nasce uma Casa de Umbanda

Muitos umbandistas expressam o desejo de terem suas casas. Na maioria dos objetivos, a razão é para fazer o que discorda da atual casa ou para ditar as suas próprias regras. No entanto uma corrente espiritual de Umbanda nasce de razões profundas, alicerçadas no compromisso moral, ético e espiritual. Não se trata de um local para atender as vontades das pessoas e nem tão pouco um palco de atrações.

Uma casa de Umbanda é um lugar sagrado onde se encontra apoio e acolhida aos encarnados e desencarnados. Um lar para quem quer ficar, uma escola para quem quer aprender, um hospital para quem quer se curar. 

Ela nasce em coração simples e sincero, com disposição e capacidade de agregar, somar e de partilhar. São esses os dons que outorgam o nascimento de uma corrente umbandista. Valores que não se aprendem em cursos, que não são comprados ou adquiridos por graus parentescos e “ritos mágicos”. São valores forjados pela dedicação ao trabalho mediúnico, pelo discernimento e disciplina que no decorrer no tempo são adquiridos. 

A espiritualidade que desenvolve e educa o filho de fé indica o momento de construir uma casa, quando a formação se completa. A autorização parte da Umbanda e não das pessoas. Quando a concepção é sagrada entre a espiritualidade e um coração humilde, a Umbanda vibra no ori, no olhar, na pele. 

Não há recuo pelas dificuldades, pelas próprias limitações ou ingratidões. Há objetivo, determinação e realização. O resultado se apura no decorrer dos anos. Os trabalhos crescem, se desenvolvem e se multiplicam. As correntes espirituais se consolidam e a identidade da casa se constrói junto com sua história. É como uma semente que possui o dom dos frutos, mas terá que trabalhar em sua formação até se transformar em uma árvore. 

Que as sagradas casas de Umbanda promovam ambientes adequados para que seus filhos sejam capacitados a cuidar da fragilidade humana. Saravá!

Márcia Moreira




2 comentários:

  1. Gostaria de tirar uma duvida se quando. Incorporado o médium por exemplo. Encorpora um guia como um cabloco todos médiuns tem que ser todos iguais ex: Um brado todos tem que ser igual esta duvidas cada um tem que ser diferentes

    ResponderExcluir
  2. Olá Eunice! A exemplo dos caboclos, todos têm um brado característico da sua falange e geralmente todos emitem este brado, mas pode haver variações de acordo com o propósito de cada um. Axé

    ResponderExcluir