Postura no Terreiro - Tenda de Umbanda Luz e Caridade - Tulca
logo

Postura no Terreiro

Publicado em 26/03/2024

Médiuns de umbanda


Você já deve ter conhecido um médium que entra na corrente já se sacudindo, que na primeira oportunidade incorpora antes mesmo do dirigente da casa; ainda durante a salva, já está cambaleando dizendo que não consegue segurar a energia e que precisa dar passagem à Entidade... Isso tem nome, e se chama INDISCIPLINA! Um Médium sério, que respeita suas Entidades, a Hierarquia e principalmente o comando de sua casa, sabe que suas Entidades estão ali e não necessariamente precisam estar em terra para trabalhar.

Outro comportamento muito típico de Médiuns indisciplinados, é entrar para a gira cheios de guias no pescoço, apetrechos para as Entidades, charuto na boca, mas na hora do louvor não sabem cantar um único ponto ou mesmo simplesmente decidem não cantar; esquecem que o ponto é uma oração, portanto cantar, bater palma, firmar cabeça, faz parte do trabalho.

Muito diferente são aqueles Médiuns que zelam e respeitam a sua casa, sabem valorizar o chão que pisam, e isso no sentido literal mesmo!!! Médium comprometido não chega no terreiro em cima da hora, sem preocupar-se em saber quem foram os irmãos que prepararam o espaço antecipadamente para receber você, os trabalhadores e consulentes da casa. Um Médium realmente comprometido se preocupa em participar da limpeza do espaço, tira o lixo, atende a assistência, ajuda no que for preciso, porque entende que está ali aprendendo a exercitar sua humilde e, principalmente, demonstrando seu amor pela casa.

Médium que chega em dia de função e pensa que "trabalhar" é só incorporar, e ainda por cima, acha que está fazendo muito, não sabe o que é Umbanda, e nem sequer chegou no primeiro degrau da sua longa e vagarosa escada chamada evolução

Vamos juntos fazer uma reflexão, lhe pergunto: você realmente ama e tem se dedicado a sua Casa, ou pelo menos tem demonstrado seu respeito por esse chão sagrado? Tudo faz parte do seu crescimento e evolução, e isso não só espiritual, mas como pessoa que tem entendimento e sabe de sua responsabilidade junto ao acordo feito quando expressou seu desejo de fazer parte desta corrente mediúnica.

E ainda sobre a corrente, não se preocupe, os Guias sabem e conhecem as necessidades não só da casa, mas de cada filho, e dos trabalho ali prestados, Eles nos ouvem, logo, não existe essa de "meu Guia tem que trabalhar" ou "eu não consigo segurar", porque quando você decide faltar a gira pra ir a uma festinha, pra fazer uma viagem, ou mesmo pela sua total falta de comprometimento, seus Guias não precisam trabalhar não é mesmo? ENTIDADE NÃO É TIRANA, nem tão pouco vai transformar seu aparelho num escravo.

O que muitos precisam, é tomar cuidado com sua presunção, é achar que não estão sendo observados; mas lhes digo, sua evolução e crescimento espiritual também dependem do quanto você se doa à caridade e à sua casa. Disciplina e respeito são a chave do negócio, portanto, ao chegar em seu Terreiro, peça benção aos mais velhos, procure algo que possa fazer para ser útil, durante as giras cante, bata palmas, ajude no que você puder, após o término cumpra sua obrigação que é entregar o terreiro limpo, e principalmente respeite seus irmãos, respeite a casa que lhe acolheu com tanto amor e confiou em você.

A.D.



Nenhum comentário:

Postar um comentário