Imolação de Animais e Despachos em Vias Públicas - Tenda de Umbanda Luz e Caridade - Tulca

Imolação de Animais e Despachos em Vias Públicas

Publicado em 17/08/2025


Louvado seja Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo!


Nego véio tem acompanhado os estudos dos filhos dessa casa, e fico feliz pela dedicação  dos que querem aprender.


É importante, para refletir, o último tema estudado: "O Umbandista é quem dá o exemplo.


Tudo o que se quer aprender, aprende melhor vendo os exemplos.


Na Umbanda não é diferente. Nos dias atuais, infelizmente, há muito preconceito com essa religião. E um dos preconceitos mais marcantes é com relação à imolação de animais e oferendas em vias públicas. 


Um dos filhos disse: "A Umbanda não se utiliza dessas práticas."


A melhor resposta seria: "A nossa doutrina não se utiliza dessas práticas."


Infelizmente, não podemos falar da Umbanda como um todo. Porque têm umbandistas, sim, ainda apegado a essas práticas. 


A imolação de animais como oferendas data desde a pré-história. As pessoas ofereciam os corpos dos animais para agradar os seus mortos e seus antepassados. Os príncipes, da época, ofereciam animais aos antepassados até 3 vezes por semana.


Essa prática antiga perdura até hoje, adaptada à religião. É correto ou é  errado? Não podemos julgar. Mas o fato é que tudo é de acordo com a evolução de cada um.


Meus filhos, a humanidade evoluiu muito. A inteligência humana acompanha o progresso do planeta em todos os aspectos: ciência, tecnologia, sociedade e religião. 


Mas, como em tudo há excessões, ainda existem mentes presas às práticas espirituais do passado e se fecham à evolução. 


Então, vamos dar o exemplo. Esta casa é orientada por nós, guias, desde a sua fundação. Ensinamos porquê essas práticas são inadequadas. Estudem, perguntem, entendam. Para propagar uma umbanda que trabalha com as sutilezas do espírito e não com as cargas pesadas da matéria. Umbanda é luz, conhecimento e verdade. Umbanda é paz, acolhimento e respeito à natureza e a tudo o que nela existe.


Pai Tomé de Angola - Médium Mãe Ednay 

Mensagem proferida em Gira Pública na TULCA, em 16/08/25. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário