Exus - Por Ednay Melo - Tenda de Umbanda Luz e Caridade - Tulca

2 de maio de 2012

Tenda de Umbanda Luz e Caridade - Tulca , Exus - Por Ednay Melo , Artigos Ednay Melo , Linhas Auxiliares na Umbanda , Livro Umbanda Luz e Caridade / Ednay Melo , Livros de Umbanda ,

Exus - Por Ednay Melo


Exus - Por Ednay Melo

     Linha dos Exus e Pombas Giras

Vamos adentrar agora em um dos temas mais polêmicos e controvertidos da Umbanda: Exus e Pombas Giras, estas últimas são denominadas também Exus femininos.

Os Exus ou Guardiões sustentam o polo vibratório de Esquerda da Umbanda, eles formam a linha de defesa e proteção de um Terreiro. Estão sempre presentes em todos os trabalhos, estando ou não incorporados em seus médiuns. Atuam basicamente no combate das energias negativas que possam comprometer o bom andamento dos trabalhos e o equilíbrio de toda a Egrégora.

Esta linha também acolhe, temporariamente, espíritos ignorantes, doentes, caídos, propensos ao mal e em profundo sofrimento. Todos aguardam auxílio e estão sob a Guarda dos Exus, que os encaminham para tratamentos diversos diante da solicitação dos Guias da Linha de Direita. Durante um trabalho caritativo a nível de Terreiro, por exemplo, todos estes espíritos caídos ficam sob o olhar atento dos Exus, que os coíbem de imediato se tentarem atrapalhar de alguma forma os trabalhos que estão sendo realizados.

Nos terreiros de Umbanda os Exus estão em todos os locais, principalmente na entrada, permitindo adentrar ao templo somente os espíritos desencarnados que vão para tratamento. Todos nós encarnados temos por companhia muitos espíritos desencarnados, todos ligados a nós por afinidades, espíritos bons ou maus. A sintonia ou ligação dos espíritos conosco acontece diante das nossas atitudes e pensamentos, se atitudes e pensamentos bons teremos a boa companhia dos espíritos de luz, se atitudes e pensamentos maus ou desajustados teremos a companhia dos espíritos que pensam e agem da mesma forma, com maldades e desajustes. Estes espíritos podem, também, estar agindo por demanda e, neste caso, só permanecerão junto a nós também por afinidade. Este ciclo de sintonias e afinidades entre encarnados e desencarnados é o princípio das obsessões, discorreremos sobre este assunto em outro capítulo.

Todos os encarnados que adentram ao Terreiro, trazem consigo outros tantos desencarnados que precisam também de assistência (...)

Trecho retirado do Livro Umbanda Luz e Caridade - Cap. 4 - Ednay Melo

umbanda-ednay
À venda no Clube de Autores





Um comentário:

  1. Simples e esclarecedor. Há tempos vinha conflitos em minha cabeça sobre Exú, e a poucos vim definindo um pouco mais sobre ele. Tinha medo até em dizer o nome ou escutar sobre Exú. Hoje vejo que faz parte de nós, abraços Ednay.

    ResponderExcluir

Topo