Alfavaca de Caboclo - Tenda de Umbanda Luz e Caridade - Tulca
logo

Alfavaca de Caboclo

Publicado em 12/11/2013

Alfavaca


Nome científico: Ocimum gratissimum L.
Nome popular: Alfavaca de caboclo
Ocimum gratissimum L., planta conhecida popularmente no Nordeste brasileiro como “alfavaca” ou “alfavaca de caboclo”, possui, segundo a literatura consultada, propriedades antifúngica, antibacteriana, antidiarréica, hipoglicemiante e antiinflamatória.

Trata-se de uma angiosperma da família Lamiaceae originária do Oriente, e que hoje está difundida por países tropicais como o Brasil onde é conhecida popularmente como alfavacão, alfavaca e alfavaca-cravo. O Ocimum gratissimum L é um subarbusto aromático, ereto, com até 1m de altura. Suas folhas são ovalado-laveoladas, de bordos duplamente dentados, membranáceas, 4-8 cm de comprimento. As flores são pequenas, roxo-pálidas, dispostas em racemos paniculados eretos e geralmente em grupos de três. Fruto do tipo cápsula, pequeno, possuindo 4 sementes esféricas. Tem aroma forte e agradável que lembra o cravo-da-índia. Extratos obtidos da planta são usados pela população no tratamento de reumatismo, paralisias, epilepsia e doenças mentais, além de conter substâncias ativas que são utilizadas como inseticida, nematicida, fungicida, antimicrobiana e anti-séptica local.
Por seu sabor e odor semelhantes ao do cravo-da-índia, é usada também como condimento em culinária.

Contraindicações:
Pode causar reações alérgicas. O uso interno é contraindicado, pois pode causar palpitações, sudorese, tontura e outros efeitos colaterais.

USO RITUALÍSTICO
Erva que vibra na irradiação do Orixá Oxossi. Indicada para limpeza e reequilíbrio, auxilia no processo de cura de doenças físicas e espirituais.

Ednay Melo

3 comentários:

  1. Preciso das folhas de alfavaca de caboclo urgente onde posso encontrar em São Paulo eu preciso urgente

    ResponderExcluir
  2. Eu preciso encontrar essas folhas alfavaca de caboclo urgente onde posso encontrar em São Paulo

    ResponderExcluir
  3. no meu quintal tem muita a natureza me beneficiou faço sempre chas

    ResponderExcluir