A Umbanda não Merece - Tenda de Umbanda Luz e Caridade - Tulca
logo

A Umbanda não Merece

Publicado em 12/02/2020

A Umbanda não merece


Importante refletir a umbanda nos dias atuais, dias de conexão fácil com o mundo pelos meios virtuais. O Caboclo, o Preto Velho, o Exu e todos os Guias estão lá nos terreiros ainda, incorporados em seus médiuns ou apenas intuindo, abençoando e ajudando cada filho que chega em busca de consolo, lenitivo ou esperança.

A busca frenética por respostas prontas na internet está acomodando e iludindo muita gente. Há oferta online para tudo: jogos de cartas, búzios, magias que prometem resolver todos os problemas, entre os ganhos fáceis até as vinganças mais escabrosas. 

Ofertas de cursos pagos para todos os gostos, daí a imaginação fértil dos seus idealizadores a inventar teorias complicadas e rituais fantásticos para angariar mais e mais pagadores. 

Sacerdotes que não cansam de promover a própria imagem, apelando para os títulos terrenos que possuem, com a necessidade efêmera de ser aplaudido. Usam o nome da Umbanda e falam de caridade como um cartão de visita, por trás apenas a ganância e a vaidade imperam.

Cada vez mais raro informações com o intuito apenas de esclarecer as pessoas sobre a religião, com o compromisso de enaltecer a Umbanda e mostrar o seu real valor, sem querer nada em troca. 

Ainda existem terreiros com este compromisso, portanto não é fácil encontrar no meio de tantos convites e induções promovidos pela internet. 

Mas não desista, siga firme ponderando sempre e usando o bom senso, lembre-se que a Umbanda é caridade no sentido amplo de ser e, acima de tudo, humildade e simplicidade. 

A Umbanda não merece tantos absurdos em seu nome.

Ednay Melo




5 comentários:

  1. Sou dirigente de uma Casa e concordo plenamente com este texto. Muito mercantilismo. Quem ensina mesmo ao médium é o seu guia. Aliás, o próprio nome já diz tudo: GUIA. É preciso separar o joio do trigo. Parabéns, Sra. Ednay!

    ResponderExcluir
  2. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  3. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  4. Muito oportuno o seu artigo. É interessante ler o pequeno livro: A Sociedade do Cansaço de Byung-Chul Han onde apresenta uma reflexão para o público leitor compreender melhor o modo de funcionamento da sociedade capitalista contemporânea.

    ResponderExcluir