Mensagens dos Pretos(as) Velhos(as) para Você - Tenda de Umbanda Luz e Caridade - Tulca
logo

Mensagens dos Pretos(as) Velhos(as) para Você

Publicado em 12/05/2022

Mensagens dos Pretos(as) Velhos(as) para Você


Escolha um número de 1 a 20 e leia a mensagem do Preto(a) Velho(a) para você!
 
Mensagens dos Pretos (as) Velhos (as) para Você
MENSAGEM 1:

"Ô fio meu, chore tudo que precisar. Vovô tá vendo esse choro engasgado, coraçãozinho apertado, uma dor que parece maior que suncê, não é mesmo? O vovô consegue ver, e se pudesse, evitava que fio meu se sentisse assim, mas faz parte da vida fio. Tem dias que são mais difíceis mesmo, mas sabe de uma coisa fio? Se for preciso chore, sinta tudo que precisar sentir, mas depois erga-se meu fio. O choro pode até durar a noite toda, mas a alegria, o sorriso, vem pela manhã... Vovô não pede pra que suncê se faça de forte o tempo todo não, afinal ninguém consegue ser. Mas saiba também ser seu próprio apoio para se levantar e seguir em frente de novo. Cuide bem de suncê meu fio, cuide da alimentação, cuide do que suncê escuta, escolha músicas que elevem o seu astral, a sua casa. Cuide da sua energia meu fio, é ela que te guia e te sustenta, se ela tiver fraca ou negativa suncê também vai ficar assim... vovô fala pro seu bem porque quer ver fio meu radiante de novo, com um sorriso no rosto e com a alegria de viver. Vovô tá aqui do seu ladinho sempre, vovô nunca deixa fio meu sozinho."

***

MENSAGEM 2:

"Meu fio, existem palavras e pensamentos tão negativos, que acabam se tornando veneno para a nossa alma. Cuide da sua mente e daquilo que sai da sua boca, pois as palavras tem poder fio, e tudo o que a gente alimenta, cresce. Sempre que vosmecê se sentir desanimado e angustiado, se conecte com Deus, pois se está difícil com ele, imagine sem ele. E nego véio quer te pedir uma coisa: sempre inicie o dia com uma oração, sempre inicie o dia com Deus, suncê pode fazer isso? É muito importante ter uma rotina espiritual fio, e isso não significa estar livre de obstáculos, mas nos dá a força necessária para passar por eles. E meu fio, Deus não faz nada sozinho, nós também precisamos fazer a nossa parte, sempre com muita fé e esperança de dias melhores. Quem se alimenta de pensamentos positivos só engrandece a alma, enquanto aquele que se alimenta de pensamentos negativos envenena a si próprio. Qual vosmecê escolhe? Pense nisso fio... que Deus te abençoe."

***

MENSAGEM 3:

"Meu filho, cada pessoa tem uma cruz para carregar, cada um está lutando com alguma coisa, seja uma batalha consigo mesmo ou com o mundo. Sei que as vezes suncê acha que a grama do vizinho é mais verde, e que suncê tem os maiores problemas do mundo, mas não fio, não existe vida perfeita, e cada um sabe onde dói. A vó quer pedir pra suncê continuar sendo forte, batalhando por si mesmo, porque desistir nunca vai ser uma boa escolha fio. Sei que as vezes é cansativo, mas suncê não está sozinho, nega véia está sempre olhando por vosmecê. Por isso, se vosmecê puder, faça um trabalho voluntário, se dedique também a dor do outro, e suncê vai perceber que quando a gente cuida da dor do outro, Deus cuida da nossa. E saiba fio, pessoas perfeitas não existem, e vidas perfeitas não existem, seja gentil consigo mesmo e com o outro. Quem ilumina a vida do próximo, jamais apaga a sua luz."

***

MENSAGEM 4:

"Meu fio, nunca ultrapasse os seus limites para estar no mundo de alguém.

Não perca a sua paz interior para que o outro se sinta melhor e não perca os seus princípios tentando fazer o outro ficar, porque quando o outro nos deixa mais triste do que feliz, e fere a nossa dignidade, não é amor.

Nego véio sabe que dói ouvir isso fio, mas é para o seu bem, e aprenda que quando damos tudo de nós para o outro, não sobra nada pra gente.

O amor começa primeiro por si mesmo, não espere alguém pra te fazer feliz, pra te salvar, pra mudar a sua vida. Ninguém tem esse poder, fio. Nós somos os únicos responsáveis pela a nossa felicidade, e o outro apenas de complementar.

Por isso, meu fio, comece a ter consciência do seu valor, porque cada um tem o poder de atrair qualquer pessoa pra sua vida, e quando não temos amor próprio, a vida vai colocar pessoas pra nos mostrar como estamos nos tratando.

E entenda fio, mais importante de como o outro nos enxerga, é como enxergamos a nós mesmos.

Que nosso Senhor Jesus Cristo lhe abençoe meu fio."

***

MENSAGEM 5:

Um médium que estava passando por dificuldades financeiras em uma consulta disse ao preto velho pai Joaquim:

Sabe Vô eu não tenho como nem acender um toco de vela para você!

Não tenho nem como por um simples cafezinho com bolo de milho, pois nem isso eu tenho!

Vô Joaquim olhou dentro dos olhos desse filho e disse pausadamente:

"Filho não carece de nada disso não!

Velho tá no seu deitar e no seu levantar!

Eu tô no cantar dos pássaros, eu tô no sol, eu tô na lua eu tô até no morador de rua isolado no canto da calçada que muitos ignoram!

Quer falar comigo filho!

E só fechar seus olhos não carece de agrado nenhum.

Acredita, confie, busque e não perca a fé pois amanhã será outro dia e tudo vai melhorar, tudo vai melhorar, acredita filho.

Que o desempregado encontre trabalho, que o doente encontre a cura, que o solitário encontre companhia e que o faminto encontre alimento, mas acima de tudo que todos encontrem a Deus, nas mínimas coisas, em tudo o que fizer."

***

MENSAGEM 6:

Mundo doente!

"É meu filho o mundo anda doente.

Todos os moradores deste plano físico chamado Terra encontram-se doentes.

Alguns doentes emocionalmente, outros espiritualmente, outros fisicamente, todos de alguma forma estão com alguma doença seja no emocional ou seja no corpo físico e o tratamento é a fé, a esperança, o amor, o perdão, a união, a compaixão, o respeito, a persistência, a perseverança, a empatia e a disciplina, tudo isso são remédios que aliviam e curam muitas doenças que os encarnados da terra vivem atualmente.

Quando a gente diz que não se pode ter pensamentos e sentimentos negativos, porque eles se materializarão, o que a pessoa tem que fazer?

Parar de falar coisas negativas, ver coisas negativas, reclamar, julgar, fofocar, não adianta ficar cancelando os pensamentos negativos e falar mal do vizinho, destratar alguém que está lhe tratando mal, é preciso colocar o AMOR EM AÇÃO para que o AMOR POSSA AGIR realmente na sua vida."

PRATIQUEMOS!


***

MENSAGEM 7:

CONSELHO DE PRETO VELHO...

"Zi fio,

Pisa devagar para não machucar os pés. Aprende a ouvir e nunca fale mais do que os outros. Ao chegar, sendo mais novo, observa os mais antigos. Sê prudente nas atitudes e aguarda o tempo, que para tudo tem medida. E lembra zi fio, nem um dente da boca ou um fio de cabelo te pertence, não levará para o túmulo. A tua cruz não é maior e nem mais pesada do que a de ninguém e todos têm a sua para carregar, no tamanho exato de suas forças."


***

MENSAGEM 8:

Conselho da Preta Velha

"Ô fia, tá na hora de seguir em frente. A vó sabe que superar uma desilusão amorosa não é fácil. A vó também já passou um dia por isso, sabia? Mas sabe de uma coisa, fia? Tudo que acontece vem para nos trazer ensinamentos maravilhosos. Se fia reparar bem, tudo isso só aconteceu porque fia não estava se cuidando como devia. Fia não tava se olhando no espelho e se enxergando como um ser humano incrível, repleto de qualidades e de amor. Fia não tava se dando carinho, ouvindo a si mesma e se dando prioridade. Fia só olhava pro outro, só tinha tempo pro outro e as coisas foram bagunçando. Fia, a vida é uma escola e nem sempre nós iremos tirar 10 de primeira. Essas coisas ruins podem acontecer, mas fia tem que aprender com elas e não voltar a cometer o mesmo erro. Fia, se a vovó puder dar um conselho, é para que suncê faça sempre o possível para ver todas as situações da sua vida com olhos de quem quer aprender e enxergar tudo com clareza. A vida é muito bonita para fia ficar triste e se anulando por conta de amores vazios. Pensa nisso, fia. A vovó quer muito te ver bem e feliz."

***

MENSAGEM 9:

Depois de conversar com uma Preta Velha e de chorar muito todas as desgraças da vida, a Preta Velha pediu um copo de água com açúcar e outro de café amargo.

O de café amargo ela deu para o filho que reclamava e o copo de água com açúcar ela pegou e bebeu . A pessoa não entendendo nada perguntou se ela não trocou os copos ou não se confundiu . A Nega Véia deu uma risada carinhosa e disse : 

"Na vida , nem tudo que é amargo é ruim ou faz mal.

Amadureça seu paladar e aprenda a saborear as lições que cada problema lhe traz. Trabalhe com inteligência seus problemas e a solução virá junto com muita sabedoria, é aprendizado para a sua vida.Problemas existem para serem solucionados como a um jogo de xadrez, que exige de você raciocínio lógico e ação!"

***

MENSAGEM 10:

"Fio, não se importe se muita gente estiver se afastando de você ou querendo te implicar, quem tem luz própria incomoda muita gente mesmo. E quando se para de se importar com a opinião dos outros, e começa a viver sua vida sem fazer o que os outros querem que você faça, isso incomoda demais, e sabe por quê? Porque tem gente que não ama nem a si próprio e quer controlar a vida dos outros, tome cuidado com esse tipo de pessoa que só gosta de alguém enquanto o outro ta fazendo as vontades dela. "Fio, nunca deixe que te digam o que deve ou não fazer, pois a vida é sua, e quem tá vivendo é você e não eles. Seja sempre você mesmo, faça o que tem vontade e converse com quem quiser, mas sempre diferenciando o bem do mal. E quem achar isso ruim e se afastar de você, deixe pra lá, tem tantas pessoas nesse mundo, não vai ser uma que vai te fazer falta."

***

MENSAGEM 11:

"Zi fio!

O terreiro que os acolhe é escola; é hospital; é lar...e, às vezes, sanatório. Mas acima de tudo é abençoada empresa onde vossas mãos podem trabalhar na caridade que vos liberta das correntes do passado. Para os que batem o ponto, sempre vem o salário justo.

Não há nada que cegue mais os homens do que o orgulho e o egoísmo. Mas só cegamos quando fechamos os olhos para a dor dos que caminham conosco e nossa ferida só cicatriza quando decidimos curar as feridas dos outros.

Esse é o conselho de quem já sofreu muito, amarrada no tronco do orgulho e chicoteada pelo feitor do egoísmo e que por isso, não deseja ver os filhos na mesma condição.

Olhos espichados, ouvidos alertas! Nossa vida é um canteiro de flores já plantadas. A nós cabe regar, adubar e arrancar as ervas daninhas. Só isso! Saravá! A Bênção de N.S.Jesus Cristo!"

Vovó Benta

***

MENSAGEM 12:

"Quem vos fala aqui é Preto Véio Pai Joaquim de Aruanda.

Suncê não deve chorar porque não conseguiu realizar o que pediu. Sabe, às vezes não conseguimos as coisas que tanto queremos porque lá na frente, coisas muito melhores vão chegar.

Suncê não deve pensar que a sua fé é pequena, que seu esforço não foi suficiente. Acha mesmo que um não vai fazer suncê desistir? Eu torço que não desista! Suncê também, muitas vezes, é responsável por falar de seus projetos por aí. Calma, amansa esse teu coração fio, amansa esse teu coração fia. Sua língua deve ficar dentro da boca e não correndo pelo mundo.

Ninguém deve colocar os zóio na sua conquista. Suncê deve manter o silêncio. Depois, suncê revela quando tudo tiver certo.

Vai procurar emprego, suncê conta.

Vai noivar, suncê conta.

Vai viajar, suncê conta.

Poxa, tudo suncê fala. Por quê?

Daí as coisas não acontecem e culpam a religião, a fé, eu...

Não confie em gente só porque usa o branco. O branco que não é bem cuidado, suja.

Cuidado!

Há muitos lobos em pele de cordeiro. Sorrindo na sua frente, mas olhar de demôio nas suas costas.

Tem gente que senta na mesa com suncê, suncê saí, falam mal. Muitos dizem que são sinceros, mentira. São do maligno. O maligno se faz de verdade, mas engana as almas puras.

Vigia, fio!

Vigia, fia!

Eu te abençoou com a força de minha bengala três vezes na terra que bato!

Eu te abençoou com a força do meu cachimbo sete vezes quando solto a fumaça.

Que Pai Oxalá te cubra e te guarde do mal.

Não desista de sua fé!"

***

MENSAGEM 13:

"O QUE VOSMECÊ SENTE MUZANFIO?

Se vosmecê sente tristeza, a alegria não chega a vosmecê.

Se vosmecê se sente doente, a saúde não se instala em vosmecê

Se vosmecê se sente um fracassado, a vitória não se aproxima de vosmecê,

Se vosmecê se sente pobre, fecha a porta a prosperidade.

Se vosmecê sente ódio, afugenta o amor.

Se vosmecê se sente agitado, afasta a paz.

Perceba que muitos de nossos sentimentos tem como ponto de partida os pensamentos e os pensamentos são gerados com base em nossas crenças ou embasados em circunstâncias momentâneas,

Circunstâncias que as vezes se fazem necessárias a tua reflexão para mudanças de teu comportamento e forma de pensar e principalmente te convidar a conhecer a ti mesmo.

Fios, tudo na vida muda, reveja seus conceitos, recicle suas idéias e pense positivo, mesmo que por força da circunstancia esteja difícil.

Pense que vosmecê é filho de Deus que tudo pode, que vosmecê é forte e que vai superar a prova que se apresenta."

***

MENSAGEM 14:

O chicote batia e cortava a pele do Negro Escravo e ele agonizando perguntou numa pausa amarrado ao tronco: - Sinhô por causa de que o sinhô me bate se eu num faço nada? Respondeu o Senhor do Engenho: - Você invoca Satanás. É uma peste viva. Merece ser chicoteado. Ele retruca: - Quero dizer pra vossuncê que ocê vai ser pai de uma menina. Será linda como o brilho da espada e valente como o cavaleiro que cavalga. O Senhor retruca: - Esse Preto bebeu. E ri. Só pode. Ou é de tanta dor ta maluco. Sua esposa vem correndo após ir ao médico e diz: - Meu Esposo. A graça de Deus me ajudou. Teremos uma filha. Estou grávida. O Senhor em lágrimas ajoelha em volta do sangue no tronco onde o Escravo agoniza e diz: - Meu Velho, me perdoe. Vou te tirar do tronco. Desamarrem ele. Logo! Já desfalecido ele diz: - Fio, eu estou já partindo meu ultimo pedido quero assim fazer. Tocar a barriga de sua senhora e abençoa a criança pois é minha hora de ir. O Senhor leva a sua esposa até ele e Ele diz; - Fia que esta no ventre e é Guerreira de Ogum ajude os Negros. Velho vai descansar. Te abençoe por Ogum. Ele morre após isso. Depois de anos essa menina que estava no Ventre crescida se forma em uma Advogada e luta contra Escravidão sendo filha do Orixá Ogum.

Pai Antônio de Guiné

***

MENSAGEM 15:

Naquela noite de atendimento

Preto Velho: Venha aqui fio, pois quero lhe falar.

Consulente: Pode falar meu pai.

Preto Velho: Ocê pricisa tomar um banho de descarga, você pega....

Consulente: Vou tomar meu pai eu sei como se faz, pode deixar.

Preto Velho: se calou.

Em outra noite de atendimento

Preto Velho: Preciso falar com ocê.

Consulente: Salve Preto Velho, sua benção!.

Preto Velho: Ocê pricisa tomar cuidado com...

Consulente: Ah, sim meu pai eu sei do que se trata, obrigado.

Preto Velho: se calou.

Em outra noite de atendimento...

Preto Velho: Como ocê está?

Consulente: Estou bem, meu pai...

Preto Velho: Ocê pricisa fazer uma firmeza fio, prá fortalecer sua caminhada, quando...

Consulente: Vou fazer meu pai, pode deixar eu resolvo, não precisa se preocupar.

Preto Velho: se calou.

Em mais uma noite de atendimento...

Consulente: Meu pai preciso muito de sua ajuda nem que seja um conselho.

Preto Velho: Mas eu estou tentando te avisar há dias fio, mas ocê nunca deixa, Preto Velho acaba de falar e ocê sempre afirma saber, eu nem acabo de te orientar ocê já sai, ocê disse saber, mas não fez nada.

Aquele banho, aquela firmeza e aquele cuidado que alertei ocê, era justamente prá livrar ocê do que está acontecendo agora, ocê precisa saber ouvir antes de afirmar que sabe, enquanto ocê está vendo o presente o Vô já viu o futuro, as pessoas que mais erram são as que mais afirmam saber.

Aquele banho que te disse para tomar, ocê fez errado por não ter ouvido o qual o Preto Velho ensinaria.

Aquele cuidado que disse para ocê ter, você não teve, mas afirmou para mim que sabia.

Aquela firmeza que pedi para fazer, ocê ignorou e não fez por achar que não pricisava de ajuda.

Mas agora que está pronto para ouvir, esse Preto vai te ajudar, porém agora vai ter que arcar com as conseqüências por não ter evitado esse seu problema.

Antes de afirmar que sabe algo, ouça o que os guias querem te falar, para depois não sair culpando os mesmos por não terem te alertado, quando diversas vezes tentaram e ocê não aceitou.

***

MENSAGEM 16:

"A vida nos ensina que aquilo que julgamos possuir, nós temos que dividir entre os mais necessitados, somando esforços para multiplicar os resultados, diminuindo as pretensões, para exercitar o desapego.

Ora, meu filho, o desespero é o resultado de uma visão errada da vida.

Pare e pense. Erga a cabeça, que ela não foi feita apenas para ficar cheia de miolos, não. Pense, organize os seus pensamentos. Reorganize a sua vida e continue andando. Mesmo devagarzinho, ande. Não se permita ficar parado. Deus abençoa, mas é preciso ter coragem para a maior experiência do mundo que é viver. Sempre há uma solução. Não existe dor, sofrimento ou mal que não tragam o seu ensinamento, não há problema que não tenha a resposta certa da vida."

Pai João de Aruanda, psicografia de Robson Pinheiro, texto extraído do livro ‘Sabedoria de Preto Velho’

***

MENSAGEM 17:

Recado de Preto Velho

"Filho de fé tem que ter discernimento.

Filho de fé não pode sair ajudando outras pessoas sem ter domínio completo sobre a situação.

Não pense que só porque as entidades receitaram para uma pessoa, que a mesma recomendação servirá para todas.

Não é porque um banho é bom para você, que você vai receitar a outra pessoa.

Não é porque no seu cazuá faz de um jeito, que filho tem que meter o bedelho no cazuá de outros irmãos.

Aprenda primeiro, para depois querer ensinar.

Filho tem que entender que ainda é aprendiz, não pode ser professor...

Lembre-se, o caminho é longo, o aprendizado é duro e se leva muitas luas grandes para se aprender o mínimo necessário para agir sozinho e sem corrente de vossos irmãos...

Ao invés do filho ajudar o próximo, pode botar tudo a perder..."

***

MENSAGEM 18:

Um Preto Velho falando sobre estresse em uma sessão, levantou um copo d'água. Todos pensaram que ele perguntaria "Meio cheio ou meio vazio?". Mas com um sorriso no rosto ele perguntou: "Quanto pesa este copo de água?" As respostas variaram entre 100 e 350g. Ele respondeu: "O peso absoluto não importa. Depende de quanto tempo você o segura. Se eu segurar por um minuto, não tem problema. Se eu o segurar durante uma hora, ficarei com dor no braço. Se eu segurar por um dia meu braço ficará amortecido e paralisado. Em todos os casos, o peso do copo não mudou, mas quanto mais tempo eu o segurava, mais pesado ele ficava". Ele continuou: "O estresse e as preocupações da vida são como aquele copo d'água. Eu penso sobre eles por um tempo e nada acontece. Eu penso sobre eles um pouco mais de tempo e eles começam a machucar. E se eu penso sobre eles durante o dia todo me sinto paralisado, incapaz de fazer qualquer coisa". Então lembre-se de "largar o copo".

***

MENSAGEM 19:

Ao ser questionado por um médium iniciante sobre incorporação inconsciente...

"Tudo acontece no tempo determinado, não é só chegar no terreiro e achar que o guia tem que realizar tudo, apagar a sua memória e como mágica realizar milagres.

Filho, a Umbanda não funciona desta forma, mediunidade não funciona desta maneira, é preciso se preparar, é preciso estudar e compreender como funciona a mediunidade.

Jogar a responsabilidade só para o guia é muito fácil, o médium também tem suas responsabilidades quando esta em comunicação com seu guia, muitos filhos querem que o guia entre no seu corpo e tome conta de tudo ...(risos de Pai Joaquim rs rs rs rs rs)... se fosse assim seria muito fácil, dois corpos não ocupam o mesmo espaço, incorporação não é possessão, nenhum espírito pode invadir seu corpo.

A comunicação com seu guia só acontece se você se permitir, é uma troca entre o guia e o médium.

Do que adianta o guia apagar o médium?!

O que ele vai aprender?!

O que ele vai absorver e compreende?!

Nada né?!

Será apenas um boneco.

Filho esse não é o papel da Umbanda, não é assim que funciona, existe sim coisas que tiramos da mente do médium, porém depois como um reflexo o médium se lembra....

Está enganado aquele médium que acha que ao colocar roupa branca, o guia vai invadir seu corpo e tirar sua consciência.

Não se preocupe filho, se sua mediunidade for consciente, confie no guia que você carrega e deixe ele trabalhar junto com você, este aprendizado é maravilhoso, essa troca é única."

Pai Joaquim de Angola!

***

MENSAGEM 20:

"Ôh meu fio, quanto amor cabe dentro desse coraçãozinho, mas suncê sempre doa ele só para os outros, e nunca para si mesmo. E isso não é justo com vosmecê fio, o amor começa primeiro por nós mesmos. E o amor próprio fio é uma construção diária e muitas vezes dolorosa, haverá dias que vosmecê vai se sentir bem, se sentir seguro, se olhar no espelho e gostar daquilo que vê. E haverá outros dias fio, que tudo vai parecer perdido, que vosmecê vai estar pra baixo e chorar ao se olhar. E está tudo bem fio, é um processo, ninguém passa a se amar do dia pra noite, mas sabe o que vosmecê nunca pode esquecer? Que vosmecê é a pessoa mais importante da sua vida, e que ninguém vai fazer esse papel melhor do que vosmecê. Eu vejo que muitos fios meus acreditam que se tiver alguém do lado, vão aprender a se amar, e não é assim fio... as pessoas vem pra complementar, mas nunca pra fazer o nosso papel, porque tem coisas que só dependem de nós fio. Por isso, se ame em primeiro lugar, seja sua prioridade, invista em vosmecê, e lembre-se fio, tudo aquilo que investimos em nós mesmos, nunca vai ser perda de tempo, seja o amor da sua vida."



***




Nenhum comentário:

Postar um comentário