Tapete de Oxalá (Boldo) - Tenda de Umbanda Luz e Caridade - Tulca
logo

Tapete de Oxalá (Boldo)

Publicado em 03/11/2013

Tapete de Oxalá

BOLDO SETE-DORES

Nome Científico: Plectranthus barbatus Andrews 
Família botânica: Lamiaceae (Labiatae)
Sinonímias: Coleus barbatus (Andr.) Benth.
Nomes populares: boldo, boldo-de-jardim, boldo-africano, boldo-silvestre, boldo-nacional, falso-boldo, boldo-do-reino, malva-santa, malva-amarga, sete-sangrias, sete-dores, folha-de-oxalá, tapete-de-oxalá.
Origem ou Habitat: É originária da Índia (LORENZI; MATOS, 2008)

Características botânicas: é um arbusto perene, pubescente, com aproximadamente 1,5m de altura. Caule amarelo-acinzentado bastante rugoso, pouco ramificado, com ramos quadrangulares. Folhas com 4 – 8 cm de comprimento, 2,5 – 6 cm de largura, simples, opostas, ovado-oblongas, com margem dentada, verde-claro na página superior e verde-pardacento na inferior. Flores azul-violáceas , com até 2 cm de comprimento.

Habitat: Planta brasileira presente em quase todas as regiões do país - em jardins, hortas, terrenos baldios e cultivados.

História: Faz parte da medicina popular, com as mesmas utilizações do Boldo-do-chile.

Plantio: 

Multiplicação: reproduz-se por estacas (mudas) e sementes; reprodução por ramos da planta-mãe ou divisão de raízes. Muito rústica, sobrevive à seca, mas prefere solos úmidos, férteis e semi-sombreados.

Cultivo: Existem 4 espécies de boldos. O boldo comum, o boldo europeu e o boldo Vernônia, que se adaptam em solos secos e em qualquer clima, o boldo do Chile não. É melhor cultivá-los, plantado-os em covas com bastante matéria orgânica. O boldo comum necessita de 1 metro de espaçamento entre plantas, a Vernônia necessita de pelo menos 2 metros e o boldo europeu 0,5m. Respondem bem quando irrigados;

Colheita: Colhem-se as folhas o ano todo.

Partes usadas: folhas

Propriedades medicinais: O boldo pode ser usado contra azia, dispepsias, mal-estar-gástrico, no controle da gastrite, na ressaca e como amargo estimulante da digestão e do apetite. Tem efeito hipo-secretor gástrico, ou seja, diminui o volume do suco gástrico e sua acidez. Mas ainda não se sabe qual seria o componente químico responsável pelo sabor amargo tão característico das folhas, que surpreendentemente não está presente nos talos.

Indicações: Diarreia (extrato cru das folhas é antiviral), fadiga do fígado, distúrbios intestinais, hepatite, cólica e congestão do fígado, obstipação, inapetência, cálculos biliares, debilidade orgânica, insônia, ressaca alcoólica.

Uso popular: O chá preparado por infusão ou maceração a frio é empregado na má digestão e azia e mal-estar gástrico em geral, bem como em desordens hepáticas. Usa-se mascar as folhas engolindo o sumo lentamente para tratamentos de azia.

Também emprega-se a planta externamente no combate de piolhos.

USO RITUALÍSTICO

BOLDO - Também conhecida como tapete de Oxalá, suas características principais são a folha aveludada e o odor bem acentuado. É erva primordial em todas as obrigações rituais, vibrando na irradiação de Oxalá. É erva destinada a banhos de defesa, purificação, energização e lustral.

Ednay Melo

Fontes de Pesquisa:
http://www.hortomedicinaldohu.ufsc.br
http://www.plantasquecuram.com.br
http://aruanda-encontrodeluz.blogspot.com.br

Leia também:
Ervas na Umbanda







6 comentários:

  1. Que artigo maravilhoso! Tenho essa planta linda e cheirosa no jardim, bem embaixo da sacada do meu quarto. É simplesmente delicioso acordar bem cedinho e sentir o aroma purificador das folhas! Procurei muito por explicações para o uso medicinal do tapete-de-oxalá e este foi o melhor artigo que li! Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Adorei saber que é tapete de oxalá. GRATIDÃO

    ResponderExcluir
  3. Logo percebi que tinha semelhanças, tenho os dois pés no quintal de casa, um tapete-de-oxalá e outro o boldo comum, arraquei 2 folhas e sentir que o cheiro era muito semelhante, daí vim pesquisar e está aí a resposta, somos todos boldos, obrigado pelo artigo maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
  4. Que maravilhoso saber da utilidade e os benefícios dessa maravilha de planta, obrigado pela pesquisa.

    ResponderExcluir
  5. Fico profundamente feliz em saber que Deus, o soberano sobre tudo e todos nos deu a cura através das ervas, frutos e verduras. Deus o criador, o altíssimo é Onipotente, Onipresente e Onisciente. Glórias a Deus.

    ResponderExcluir