Ogum - Tenda de Umbanda Luz e Caridade - Tulca
logo

Ogum

Publicado em 06/07/2012

Ogum

Dia da semana: terça-feira – dia do Astro Marte

Data comemorativa: 23 de abril

Sincretismo: São Jorge

Cor: vermelha

Ervas: espada de São Jorge, abre-caminho, aroeira e outras.

Frutas: manga espada, ameixas frescas, uvas vermelhas e outras.

Flores: cravos vermelhos e todas as flores vermelhas, exceto rosas.

Domínio: força da terra – a força do brotar da planta, força da gravidade, etc.

Elemento: fogo

Pedras: hematita, magnetita.

Símbolo: espada

Saudação: Pata Kori, Ogum! / Ogunhê! – Significa: Salve o supremo da minha cabeça, salve Ogum!

Astro: Marte – planeta vermelho, associado pelas antigas civilizações com o sangue das batalhas.

Deuses na mitologia greco-romana: Marte para os romanos – deus romano da guerra – Ares para os gregos.

 

Ogum é o Orixá da Lei e da Ordem. Todos os seres da Criação vivem inseridos em Leis Universais, que precisam ser respeitadas para proporcionar o devido equilíbrio para a vida no planeta. Estas Leis também orientam o comportamento humano para que o equilíbrio em todas as instâncias seja física, mental, emocional ou espiritual alcance o objetivo principal que é a evolução do indivíduo como espírito eterno.

Ogum traz a Lei que Olorum determina, como Criador Supremo de todas as coisas. Ser contra as Leis Universais, ou Divinas, paralisa o progresso do espírito e o impulsiona para a infelicidade, que nada mais é do que a Lei da Ação e Reação: o homem tem o livre arbítrio para escolher, mas deve assumir as consequências dos seus atos.

Ogum é o Orixá que carrega o arquétipo do guerreiro destemido e estratégico, da força e da luta, determinado e vencedor de demandas. É o Orixá dos caminhos, que simbolicamente remetem ao direcionamento que Deus nos concede e, desta forma, Ogum mostra a direção aos que têm fé e aos que têm firme desejo de transformação e renovação no Bem.

As características dos filhos de Ogum são: leais, protetores, temperamento forte e muitas vezes explosivo, teimosia, conquistadores, dificuldade de adaptação à rotina, forte disposição na conquista dos objetivos e da competitividade, corajosos, francos e muitas vezes intolerantes quando se trata de defender as suas ideias. São inquietos apesar de estrategistas e não gostam de traições e injustiças.

Do livro Umbanda Luz e Caridade - Ednay Melo



Nenhum comentário:

Postar um comentário