As Sete Linhas de Umbanda - Tenda de Umbanda Luz e Caridade - Tulca .

08/09/2022

As Sete Linhas de Umbanda


As Sete Linhas de Umbanda é um tema polêmico na religião e foi debatido no Fórum Tulca. Abaixo, assista ao vídeo que mostra as opiniões dos primeiros autores de Umbanda.

Conversa no Fórum Tulca:

"- As Setes Linhas da Umbanda são as linhas vibratórias, dirigidas pelos Orixás correspondentes a direção de cada linha. Em nossa Casa Tuage e em nossa Casa Mãe a Tulca , seguimos com os Sete Orixás Básicos:
Oxalá: presente em todas as vibrações, Orixá Maior (não é orixá básico).
Oxum: Linha do Amor. 
Oxóssi: Linha do Conhecimento. 
Xangô: Linha da Justiça. 
Ogum: Linha da Lei. 
Iemanjá: Linha da Geração. 
Omulu: Linha da Evolução. 
Iansã: Linha das Transformações e/ou do Movimento.
Há uma diversidade grande de autores sobre quais são realmente as Sete Linhas da Umbanda, eu prefiro aceitar as linhas já descritas neste texto, que contêm um pouco das linhas da Umbanda Sagrada e que podem representar de formas mais conscienciosa os Sete Orixás básicos que cultuamos na Tulca e na Tuage. Axé!"
Por Napoleão Maracajá

"-Tem fundamento a sua colocação, Pai Napoleão. Como tem fundamento a colocação de cada um que queira organizar as setes linhas de acordo com o que acredita e pratica em seu terreiro. Fico me perguntando por que "sete"? Se as emanações do Criador são infinitas em nosso benefício, em benefício do nosso planeta. Os Orixás são emanações de Deus que se dividem, somam e se multiplicam em forma de bençãos. Talvez por ser sete um número místico e este número alimenta o imaginário popular. Mas não podemos restringir os orixás a um número, nem a uma classificação, eles são muito mais do que isto. Na nossa casa, na Tulca, consideramos sete orixás básicos, mas somente a nível de coroa, ori de cada um. Porém, a nível de energia e axé são muito mais, que trabalham harmoniosamente entre si."
Por Ednay Melo



As Sete Linhas na visão dos primeiros autores de Umbanda






Nenhum comentário