Índios Brasileiros e Caboclos na Umbanda - Por Ednay Melo

   
Índios Brasileiros e Caboclos na Umbanda - Por Ednay Melo


Linha dos Caboclos

A linha dos Caboclos na Umbanda é representada pelo Povo Indígena. Não é composta apenas por espíritos de índios, mas por todo espírito que tenha como missão integrar e expandir ações através de conceitos de fraternidade, igualdade, respeito, determinação, persistência, coragem e dinamismo na luta por conquistas e propagação da fé nas forças da natureza.

O arquétipo dos Caboclos na Umbanda é o do índio brasileiro. Discorreremos, brevemente, sobre a história desse povo que marcou a história do Brasil e influenciou muitos fundamentos da Religião de Umbanda. Usaremos o verbo no tempo pretérito, porém no presente a população indígena no Brasil conta com menos de 0,2% da população brasileira e ainda guardam os costumes que são da sua origem.

Os índios que chegaram ao Brasil antes do descobrimento vieram da Ásia através do Estreito de Bering (hipótese mais aceita pelos estudiosos). Nesta época, esta raça mantinha a pureza de sua origem, sem a interferência do homem branco que sempre tentou dominá-los e apagar o que a natureza os proporcionou (...)

Trecho retirado do Livro Umbanda Luz e Caridade - Cap. 4 - Ednay Melo

Texto atualizado em 13/06/17






Comentários